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CONDENADOS A VENCER: A ATUAÇÃO DO SEBRAE NA PRODUÇÃO DISCURSIVA DO INDIVÍDUO EMPREENDEDOR DE SI MESMO
 
     CONDENADOS A VENCER: A ATUAÇÃO DO SEBRAE NA PRODUÇÃO DISCURSIVA DO INDIVÍDUO EMPREENDEDOR DE SI MESMO
     
     


Autor(es):
Tavares, Larissa Ferreira
Rodrigues, Marcio Silva


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 7, n. 4 (2015): Julho-Dezembro; 719-739

Palavras-chave:
Administração


Resumo: Diretamente relacionado ao fortalecimento do discurso neoliberal, o objetivo deste trabalho é analisar o papel do SEBRAE na disseminação e reprodução do empreendedorismo no Brasil. Para realizar este estudo de caso, optou-se por uma abordagem predominantemente qualitativa. A coleta de dados se deu de forma secundária através do site do SEBRAE, e primária, a partir da observação direta dos cursos de ensino à distância do SEBRAE no perfil “Quero empreender” (cartilhas e depoimentos do fórum de apresentação dos cursos). Em geral, o material analisado permitiu sintetizar a discussão em duas categorias: “Empreendedorismo como movimento social mundial” e “SEBRAE vendedor de sonhos”. Na primeira, o SEBRAE parece apontar que o empreendedorismo deve estar no topo das prioridades de um governo. Na segunda, a atenção da referida organização recai para a caracterização desse novo indivíduo: o empreendedor de si.