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META-ANÁLISE SOBRE AS NORMAS SUBJETIVAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SEUS MODERADORES
 
     META-ANÁLISE SOBRE AS NORMAS SUBJETIVAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SEUS MODERADORES
     
     


Autor(es):
Ramos, Fernanda
Damacena, Claudio


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 7, n. 4 (2015): Julho-Dezembro; 646-664

Palavras-chave:
Administração; Marketing; Meta-análise


Resumo: Considerando o cenário atual, os fenômenos comportamentais têm apresentado importância para o meio acadêmico e empresarial, pois evidências demonstram que as pressões sociais influenciam diretamente na adoção de comportamento. Foi realizada uma meta-análise a fim de averiguar qual o tamanho do efeito que constructo das Normas Subjetivas (NS) possui sobre a formação da intenção de comportamento. Nesse estudo foi elaborado um modelo de pesquisa no qual é apresentado o constructo das NS como antecedente direto na formação de intenção. A revisão de literatura apontou que existem alguns aspectos ligados as NS que impactam no seu poder preditivo e estes foram utilizados como variáveis moderadoras. Foram formuladas hipóteses para verificar o que foi identificado nos estudos utilizados para esta meta-análise e as NS foram validadas como boas preditoras na formação de intenção, e intenção com alto poder de predição quanto à adoção do comportamento. As variáveis moderadoras utilizadas no modelo teórico foram: cultura, contexto e forma de mensuração do constructo. Entretanto, foi verificado que estas variáveis não alteram o tamanho do efeito das NS quando relacionada à formação de intenção.