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A INFLUÊNCIA DA FELICIDADE, DA SATISFAÇÃO COM A VIDA, DA DEPRESSÃO E DO ESTRESSE SOBRE AS COMPRAS HEDÔNICAS / THE INFLUENCE OF HAPPINESS, SATISFACTION WITH LIFE, DEPRESSION AND STRESS ABOUT HEDONIC SHOPPING
 
     A INFLUÊNCIA DA FELICIDADE, DA SATISFAÇÃO COM A VIDA, DA DEPRESSÃO E DO ESTRESSE SOBRE AS COMPRAS HEDÔNICAS / THE INFLUENCE OF HAPPINESS, SATISFACTION WITH LIFE, DEPRESSION AND STRESS ABOUT HEDONIC SHOPPING
     
     


Autor(es):
Borges, Gustavo da Rosa
Constante, Adriana Kriek
Machado, Denise Del Prá Neto


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 9, n. 5 (2016): JULHO-DEZEMBRO; 977-997

Palavras-chave:
Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor


Resumo: O consumo hedonista refere-se às compras por prazer, no qual, sentimentos pessoais positivos e negativos por parte do consumidor podem determinar o seu comportamento de compra. Buscando compreender esta relação, o presente artigo discute o impacto da felicidade subjetiva, da satisfação com a vida, da depressão e do estresse sobre as compras hedônicas de produtos eletrônicos inovadores. A pesquisa descritiva e quantitativa ocorreu na cidade de Blumenau-SC, sendo que 282 alunos de 11 cursos de graduação responderam a um questionário elaborado com base nas cinco questões estudadas. Por meio de regressão e correlação, percebeu-se que apenas a felicidade impacta no hedonismo, no entanto, de modo inverso. Os resultados sugerem que as pessoas felizes tendem a sentir menor nível de prazer ao comprar. Isto pode acontecer por elas estarem acostumadas a viver situações positivas, não tendo nas compras hedônicas a mesma satisfação das demais. A principal contribuição do estudo foi identificar que hedonismo é um momentâneo e circunstancial, e por despertar um momento prazeroso, pode ser preterido por pessoas que estão passando por momentos difíceis.