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ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR EM COMPRAS ONLINE: VALIDAÇÃO DA ESCALA PPCR NO CONTEXTO BRASILEIRO / CONSUMER REGRET IN ONLINE SHOPPING: PPCR SCALE VALIDATION
 
     ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR EM COMPRAS ONLINE: VALIDAÇÃO DA ESCALA PPCR NO CONTEXTO BRASILEIRO / CONSUMER REGRET IN ONLINE SHOPPING: PPCR SCALE VALIDATION
     
     


Autor(es):
Broilo, Patricia Liebesny
Silva, Renata Gonçalves Santos
Gomes, Fernanda Kersting
Frio, Ricardo Saraiva


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 9, n. 5 (2016): JULHO-DEZEMBRO; 1017-1032

Palavras-chave:
Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor.


Resumo: As novas tecnologias possibilitam ao consumidor realizar compras por meio da internet. Entretanto, assim como nos meios convencionais, compras pelo meio online podem implicar em arrependimento. Este artigo apresenta os resultados de replicação da escala PPCR (Post-Purchase Consumer Regret) no contexto brasileiro, com enfoque no arrependimento de compras realizadas online. Considera-se o construto do arrependimento com dois componentes, nomeadamente, o arrependimento do consumidor pelos resultados da compra e o arrependimento do consumidor pelo processo da compra, cada qual constituído de duas dimensões: a primeira, pelas alternativas preteridas e pela mudança de significado, e a segunda, pela consideração demasiada e pela pouca consideração no processo de compra. Como resultado do estudo, apresenta-se a escala final validada em português, com devidas adequações em relação à escala original, bem como sugestões para pesquisas futuras acerca do arrependimento do consumidor.