Publicações de Turismo
Nova busca:        


CONCENTRAÇÃO E O PODER DE MERCADO NO SETOR DE TELEFONIA MÓVEL BRASILEIRO (2009-2014)/CONCENTRATION AND THE MARKET POWER IN THE BRAZILIAN MOBILE INDUSTRY (2009-2014)
 
     CONCENTRAÇÃO E O PODER DE MERCADO NO SETOR DE TELEFONIA MÓVEL BRASILEIRO (2009-2014)/CONCENTRATION AND THE MARKET POWER IN THE BRAZILIAN MOBILE INDUSTRY (2009-2014)
     
     


Autor(es):
Chiapinoto, Fabiane Volpato
Marion Filho, Pascoal José
Coronel, Daniel Arruda
Filho, Reisoli Bender


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 10, n. 5 (2017): JANEIRO-JUNHO; 1153-1172

Palavras-chave:
Administração


Resumo: O artigo analisa a concentração e o poder de mercado no setor de telefonia móvel brasileiro no período de 2009 a 2014, bem como descreve o arcabouço institucional anterior à privatização até a mudança estrutural do setor ocorrida em 2008. Para essa finalidade, a metodologia baseou-se na aplicação do Índice de Concentração Herfindahl-Hirshman (HH) e da Razão de Concentração CR(4). Os resultados encontrados demonstraram que o índice HH e o CR(4) se mantiveram altos no período analisado, indicando que o setor apresenta-se concentrado. As empresas Vivo, TIM, Oi e Claro possuem as maiores participações de mercado em todas as regiões, sendo a Vivo a líder de participação.