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A DINÂMICA DO TURISMO DE EVENTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL, NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO E DA COMUNICAÇÃO/THE DYNAMICS OF EVENT TOURISM IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL/BRAZIL, IN THE CONTEXT OF PLANNING AND COMMUNICATION
 
     A DINÂMICA DO TURISMO DE EVENTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL, NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO E DA COMUNICAÇÃO/THE DYNAMICS OF EVENT TOURISM IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL/BRAZIL, IN THE CONTEXT OF PLANNING AND COMMUNICATION
     
     


Autor(es):
Dotto, Dalva Maria Righi
Cerezer, Lilian Coradini
Pons, Monica Elisa Dias
Denardin, Adriele Carine Menezes


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 11, n. 6 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 1349-1363

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo


Resumo: O turismo de eventos possui como principais peculiaridades, em relação às demais atividades turísticas, a duração limitada, o local específico, uma ou mais temáticas definidas e um elevado grau de interação entre os turistas e a comunidade do local em que o evento é desenvolvido. Decorrente da grande variedade de tipologias e atributos inerentes aos eventos, a sua organização pode ser considerada complexa, necessitando de planejamento e gestão adequada para a efetivação de seus objetivos. Visando compreender a dinâmica do turismo de eventos no estado do Rio Grande do Sul e, através de pesquisa exploratória, com abordagem de investigação qualitativa, este estudo teve como intenção realizar o mapeamento, caracterização e análise dos eventos realizados neste Estado. Os resultados demonstraram que, relativo à comunicação, constata-se uma baixa utilização do website da Secretaria Estadual de Turismo para a divulgação dos eventos realizados no Estado e, referente à organização, que os eventos com temáticas relacionadas ao movimento que enaltecem as raízes culturais do povo gaúcho, com atividades vinculadas a preservação das tradições como gastronomia, vestimentas e apresentações culturais, predominam em termos quantitativos e, também, possuem planejamento estruturado quanto ao calendário dos eventos e a diversidade de opções de atrativos.