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MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE/RELATIONSHIP MARKETING: STUDY IN SMALL BUSINESS COMPANIES
 
     MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE/RELATIONSHIP MARKETING: STUDY IN SMALL BUSINESS COMPANIES
     
     


Autor(es):
Daradda, Lidiane Fernanda Rocha
Miura, Marcio Nakayama
Ribeiro, Ivano


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 11, n. 6 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 1364-1376

Palavras-chave:


Resumo: O presente trabalho analisou o marketing de relacionamento na fidelização dos associados da AMIC – Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná. A metodologia utilizada contemplou uma survey online aplicada aos associados da entidade, sendo realizada uma análise por meio de regressão linear múltipla. Identificou-se que existe uma relação positiva e significante entre o nível de comunicação utilizado pela associação e a fidelização dos associados. Já as variáveis: confiança, compromisso e tratamento de conflitos não influenciam na fidelização dos associados. Como principal contribuição, o estudo fornece indícios sobre o direcionamento do marketing de relacionamento ao terceiro setor e empresas de pequeno porte, tendo em vista os diferenciais que essa modalidade de organização possui em relação às empresas tradicionais.