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Beyond Sight and Sound: Fado of Coimbra, Intangible Heritage with Touristic Value / Para além da Vista e do Som: Fado de Coimbra, Património Imaterial com Valor Turístico
 
     
     Beyond Sight and Sound: Fado of Coimbra, Intangible Heritage with Touristic Value / Para além da Vista e do Som: Fado de Coimbra, Património Imaterial com Valor Turístico
     


Autor(es):
Costa, Joana
Nossa, Paulo Nuno


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 4 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:


Resumo: AbstractOn June 22nd, 2013, the University of Coimbra – Alta and Sofia was classified as a World Heritage Site. The World Heritage Committee added a sixth criterion to the Unesco list, distinguishing a particular cultural asset “directly or tangibly associated with a set of events, living traditions, ideas or beliefs, with aesthetic or literary works of outstanding universal significance”: Fado of Coimbra. Over time, this tradition has proven to be an aesthetic expression of lyricism and musicality and, together with a culture devoted to the dissemination of knowledge and the Portuguese language, it has made an inestimable contribution to the distinction awarded to the University of Coimbra. This paper analyses the Fado of Coimbra and addresses its cultural value, its relationship to the heritage of the city and its economic potential in the global tourism market. Through bibliographical research, documental research and direct observation, this paper reflects on the origin of this musical genre, and its specific characteristics as well as its debated relationship to Lisbon Fado, as it investigates the social history and the evolution of Fado of Coimbra.Key-wordsCultural Tourism. Intangible Heritage. Fado. University of Coimbra, Coimbra, Portugal. RESUMOEm 22 de Junho de 2013, a Universidade de Coimbra - Alta e Sofia foi classificada como Património da Humanidade. O Comité do Património Mundial acrescentou um sexto critério à lista da Unesco, distinguindo um património cultural específico 'diretamente ou tangivelmente associado a um conjunto de acontecimentos, tradições vivas, ideias ou crenças, com obras estéticas ou literárias de extraordinária importância universal': Fado de Coimbra. Ao longo do tempo, esta tradição provou ser uma expressão estética de lirismo e musicalidade e, juntamente com uma cultura dedicada à divulgação do conhecimento e da língua portuguesa, contribuiu de forma inestimável para a distinção atribuída à Universidade de Coimbra. Este artigo analisa o percurso evolutivo do Fado de Coimbra e aborda o seu valor cultural, a sua relação com o património e o seu potencial económico no mercado global do turismo. Através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação direta, este trabalho reflete sobre a origem deste gênero musical e suas características específicas, bem como sua relação debatida com o Fado de Lisboa, ao investigar a história social a evolução do Fado de Coimbra.PALAVRAS-CHAVETurismo Cultural. Património Imaterial. Fado. Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. AUTORESJoana Costa – Mestre em História de Arte, Património e Turismo Cultural, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. Currículo: http://coimbra.academia.edu/CostaJoana. E-mail: joanaventuracosta@gmail.comPaulo Nuno Nossa – Doutor. Professor do Departamento de Geografai e Turismo da Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portuga.  Curriculo: http://www.cegot.pt/Files/CV/Cv%20Paulo%20Nossa.pdf. E-mail: paulonnossa@gmail.com REFERENCESCastelo-Branco, S. (2010; Dir.). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates / Círculo de Leitores.Cravo, J. (2009).A Canção de Coimbra em tempo de lutas estudantis (1961-1969): a vertente tradicional em tempo de mudanças e o Movimento das Trovas e Baladas como Canto de Intervenção académico. Coimbra: Minerva Coimbra.Cravo, J. (2009). Luiz Goes: o Neo-Modernismo na Canção de Coimbra ou o Advento da Escola Goesiana, Coimbra: Minerva Coimbra.  Fortuna, C. & Peixoto, P. (2000). As novas e as velhas imagens das cidades: um olhar sobre a transformação identitária de cinco cidades portuguesas. Atas do IV Congresso Português de Sociologia. Coimbra.Fortuna, C., Gomes, C., Ferreira, C., Abreu, P. & Peixoto, P. (2012). A Cidade e o Turismo - Dinâmicas e desafios do turismo urbano em Coimbra. Coimbra: Edições Almedina.Kono, T. (2009). Intangible cultural heritage and intellectual property: communities, cultural diversity and sustainable development. Cambridge: Intersentia.Letria, J. (1981). A canção política antes e depois do 25 de Abril. Lisboa: Histgória.Namora, F. (1943). Fogo na noite escura. Coimbra: Coimbra Editora.Nery, R. (2012). Para uma História do Fado. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.Niza, J. (1999). Fado de Coimbra (Vols. I e II). Alfragide: Ediclube.Nunes, A. (1999). No rasto de Edmundo de Bettencourt: uma voz para a modernidade. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais.Pereira, S. & Seixas, M. (2012). O Fado no Cinema. Lisboa: Câmara Municipal, Museu do Fado e Cinemateca Portuguesa. Lisboa: Museu do Cinema.Ribeiro, A. (2013). Sonoridades urbanas: a cidade da audição: construção de um arquivo sonoro de Coimbra. Dissertação de Mestrado em Sociologia apresentada à FEUC. Coimbra.Santos, M. (1992). O tecido do tempo: a ideia de patrimônio cultural no Brasil. Tese de Doutoramento. Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília.Pearce, S. (2009). Constructing Intangible Heritage.Unesco. (1989). Recomendação para a Salvaguarda da Cultura Tradicional e do Folclore.  Recebido: 20 MAR 2017Avaliado: MAI – JUNAceito: 20 JUL 2017