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QUALIDADE TOTAL COMO INSTRUMENTO DE REORIENTAÇÃO GERENCIAL EM EMPRESAS JUNIORES
 
     QUALIDADE TOTAL COMO INSTRUMENTO DE REORIENTAÇÃO GERENCIAL EM EMPRESAS JUNIORES
     
     


Autor(es):
Bernardo, Joyce Santana
Sediyama, Gislaine Aparecida Santana
Coelho, Fernanda Guimarães


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 12, n. 7 (2018): JULHO-DEZEMBRO; 1675-1692

Palavras-chave:
Administração; Ciências Contábeis


Resumo: Constituídas a fim de estimular os estudantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a graduação, a profissionalização das Empresas Juniores (EJs) se faz necessária de modo a consolidá-las ao longo do tempo. Este estudo revela a influência da adoção da Gestão pela Qualidade Total (TQM) na prática de gestão das EJs vinculadas à uma universidade mineira. A partir de entrevistas com os Diretores de Qualidade, identificou-se que o processo de implementação desta ferramenta requereu mudanças na estrutura e cultura; houve reorientação gerencial nos processos, na gestão do conhecimento e na integração de informações; maior envolvimento das diretorias para atingir os objetivos estratégicos; além de melhor alinhamento das ações individuais das diretorias existentes com o desempenho coletivo das EJs.