Publicações de Turismo
Nova busca:        


SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS TORCEDORES DE FUTEBOL
 
     SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS TORCEDORES DE FUTEBOL
     
     


Autor(es):
Theobald, Raquel Rejane
Santos, Mirela Jeffman dos
Brambilla, Flávio Régio
Eberle, Luciene


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 14, n. 2 (2020): Jul-Dez 2020; 183-202

Palavras-chave:
Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor


Resumo: O esporte é bastante procurado por torcedores como um produto de diversão, no qual é conferido elevado potencial de consumo e de mercado nos dias atuais. Considerando a importância do consumo no contexto esportivo faz-se necessário investigar o comportamento do consumidor no futebol, especificamente o quanto sentimentos e emoções estão presentes neste cenário. Este estudo tem como objetivo analisar os sentimentos e as emoções dos torcedores de times brasileiros de futebol. Por meio de pesquisa exploratória qualitativa, com abordagem interpretativista, conduziram-se oito entrevistas em profundidade com torcedores de clubes de futebol. Os resultados revelaram que torcedores são envolvidos com seu time, de forma incondicional, oscilando seus sentimentos e emoções de acordo com movimentos positivos e negativos que o time lhes proporciona. O desempenho do time, no entanto, não compromete o envolvimento dos torcedores. Outro resultado evidenciado, é que os influenciadores na escolha do time foram familiares ou pessoas próximas aos torcedores, como amigos de infância.