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MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: CASO DE ENSINO BASEADO EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
 
     MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: CASO DE ENSINO BASEADO EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
     
     


Autor(es):
Fernandes Alves Cascais, Bruna
da Cunha Lemos, Dannyela


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 15, n. 1 (2021): Jan-Jun (2021); 155-173

Palavras-chave:
Admistração; Gestão Pública


Resumo: A Gestão de Pessoas por Competências é o modelo mais eficaz para se gerir com pessoas visto que aproxima os objetivos organizacionais e pessoais, alinhando esforços para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias à consecução dos objetivos estratégicos da organização. Uma vez definidos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para cada cargo/função é possível direcionar as atividades de forma a selecionar as pessoas certas para as funções certas e prepará-las para o pleno exercício de suas atividades, com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional. Assim, este caso para ensino tem como objetivo descrever o processo de mapeamento de competências gerenciais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Esta pesquisa aplicada e descritiva toma como referência o levantamento de dados realizados por meio de observação não participante. A metodologia, elaborada pelo capital intelectual da Instituição (com o envolvimento de pessoas-chave da Administração), mostrou-se efetiva uma vez que as competências construídas em cada etapa resultaram similares mesmo que advindas de focus groups distintos.