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O Olhar do Turista sobre os Produtos e Serviços da Cidade de Goiás, Goias / Tourists’ Perspective on Products and Services in the Town of Goiás, Goias
 
     O Olhar do Turista sobre os Produtos e Serviços da Cidade de Goiás, Goias / Tourists’ Perspective on Products and Services in the Town of Goiás, Goias
     
     


Autor(es):
Pinto, Elenice da Costa
Barbosa, Otávia Xavier
da Silva, Lorranne Gomes
Santos, Jean Carlos Vieira


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 3 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Turismo; Turismo. Tourism. Hospitalidade. Hospitality. Serviços. Services. Produtos. Products. Goiás-GO, Brasil. Brazil.


Resumo: RESUMOO presente texto objetiva analisar, a partir do olhar do turista, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela Cidade de Goiás, considerada histórica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2011. Para a realização da pesquisa utilizou-se como procedimento metodológico, qualitativo, a aplicação de questionários em eventos que já compõem a agenda festiva da cidade, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Aniversário da Cidade e o Festival de Gastronomia. Os resultados indicaram que a hospitalidade vilaboense é positiva e adequada. Entretanto, há dificuldades para os turistas no que se refere a hospedar-se, realizar pagamento com cartão de crédito e ou débito, além da falta de informações sobre a cidade, disponibilizadas on line, entre outros apontamentos. Compreende, desse modo, que é necessário qualificar a oferta de produtos e serviços da cidade, sobretudo daqueles diretamente relacionados aos turistas. PALAVRAS-CHAVETurismo. Hospitalidade. Serviços. Produtos. Goiás-GO, Brasil. ABSTRACT The article analyzes the quality of products and services offered in the City of Goiás, listed as World Cultural and Historic Patrimony by Unesco in 2011, from the tourist's perspective. To carry out this qualitative research, our methodological procedure relied on the use of a questionnaire in events that compose the town festivity agenda, such as the International Environmental Film and Video Festival, the town anniversary and the Gastronomy Festival. The results indicate that local hospitality was seen to be positive and suitable. However, there are several difficulties for tourists to find available lodging, making payments using credit or debit cards and lack of online information. Thus, it is necessary to improve products and services in town, especially those directly related to tourists. (Tradução: Eduardo Batista da Silva) KEYWORDSTourism. Hospitality. Services. Products. Goiás-GO, Brazil AUTORIAElenice Da Costa Pinto – Graduada, Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil. Currículo:  CV: http://lattes.cnpq.br/5077959221076714     E-mail: nice79c2@gmail.comOtávia Xavier Barbosa – Especialista. Professora na Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil Currículo: CV: http://lattes.cnpq.br/7045288283161249 E-mail: otaviabarbosa@gmail.comLorranne Gomes da Silva –  Doutora. Professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Geografia, Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3130563394184110. E-mail: lorrannegomes@gmail.comJean Carlos Vieira Santos – Doutor. Professor e pesquisador no Programa de Mestrado Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, Universidade Estadual de Goiás, Caldas Novas, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7542926208646393 E-mail: svcjean@yahoo.com.br REFERÊNCIASAvena, B. M. (2006). Turismo, educação e acolhimento: um novo olhar. São Paulo: Roca.Bandeira, M. B. (2013). Cidade turística e seus imaginários: O olhar da imprensa especializada. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 5(3), 439-450. LinkBeni, M. C. (2007). Análise estrutural do Turismo. São Paulo: Senac.Brasil - Ministério do Turismo (2017). Regiões turísticas do mapa do turismo brasileiro. LinkCarneiro, K. C. (2010). A bola da vez: estudo de caso: uma questão de patrimônio. Revista Saber Eletrônico, 2(2), 53-65.Coelho, M. de. F. (2015). O que atrai o turista? gestão da competitividade de destinos a partir de atrações e da atratividade turística. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 7(4), 489-505. LinkCosta, E. B. & Steinke, V. A. 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