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Turismo Gay-Friendly: Segmento de Demanda Latente / Gay-Friendly Tourism: Latent Demand Segment
 
     Turismo Gay-Friendly: Segmento de Demanda Latente / Gay-Friendly Tourism: Latent Demand Segment
     
     


Autor(es):
Hoffmann, Celina
Duarte, Renata
Davi Traverso, Luciana
Bobsin, Débora


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 4 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
; Turismo. Segmentação. LGBT. Gay-friendly. Santa Maria-RS, Brasil. Tourism. Segmentation. LGBT. Gay friendly. Santa Maria-RS, Brazil


Resumo: RESUMOEste trabalho teve como objetivo analisar as características da oferta e demanda do turismo voltado ao segmento LGBT. Especificamente, buscou identificar as preferências de destinos turísticos, os determinantes de compra e desejos de consumo deste público. A pesquisa exploratória foi realizada na cidade de Santa Maria-RS, por meio de aplicação de questionário ao público LGBT, com participação de 116 pessoas, além de e duas entrevistas semiestruturadas realizadas com funcionários de duas agências de viagens. Os resultados reúnem a relação dos determinantes de compra apontados para o lazer, a cultura, a aventura e a segurança. Quanto ao destino turístico elegem as cidades de Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP, certificadas pela Embratur como gay-friendly. Os locais mais desejados para visitação são: São Francisco, nos Estados Unidos, Tel Aviv, em Israel, e São Paulo-SP, no Brasil. No entanto, as agências não apresentam ofertas ou pacotes turísticos específicos para este público, o que indica descompasso entre as agências de viagens e o potencial de demanda latente verificado.PALAVRAS-CHAVETurismo. Segmentação. LGBT. Gay-friendly. Santa Maria-RS, Brasil ABSTRACTThis study objectives to analyze tourism supply characteristics and demand to LGBT segment. It sought to identify tourist’s destinations preferences, the purchasing determinants and consumer desires of this segment. The exploratory research was realized in Santa Maria-RS, using a questionnaire to LGBT public, with participation of 116 people, as well as two semi-structured interviews with two travel agencies employees. Results show the relationship of purchasing determinants pointed out to leisure, culture, adventure and security. Considering tourist’s destination, they elect the cities of Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ and São Paulo-SP, all of them certified by Embratur as gay-friendly. The most desired places to visit are: San Francisco (United States), Tel Aviv (Israel), and the city of São Paulo (Brazil). However, travel agencies do not offer specific products or tourist packages for this public, which indicates mismatch between travel agencies and the latent potential demand verified. KEY WORDSTourism. Segmentation. LGBT. Gay friendly. Santa Maria-RS, Brazil AUTORASCelina Hoffmann – Mestra.  Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0627353261685006. E-mail: celina_hoffmann@hotmail.comRenata Duarte – Graduada, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.  E-mail: laturis@ufsm.brLuciana Davi Traverso – Doutora. É professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4939993298300369.Débora Bobsin – Doutora. É professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9741757650191659 E-mail: deborabobsin@gmail.com REFERÊNCIASAlvim, M. (2017). Homofobia mata uma pessoa a cada 25 horas; Norte tem maior índice: Levantamento anual mostra recorde no país em 2016. O Globo. LinkArán, M. & Corrêa, M. V. (2004). Sexualidade e política na cultura contemporânea: o reconhecimento social e jurídico do casal homossexual. Physis Revista Saúde Coletiva, 14 (2), 329-341. LinkAvena, D. & Rossetti, F. (2004). Homossexualidade, consumo, cidadania e hospitalidade. Caderno Virtual de Turismo, 4(2), 9-16. LinkAzevedo, M. S., Martins, C. B., Nádia, P. K. & Farah, O. E. (2012). Segmentação no setor turístico: o turista LGBT de São Paulo. Revista de Administração da UFSM, 5(3). LinkBrasil. Ministério do Turismo. (2006). Turismo social: diálogos do turismo: uma viagem de inclusão. Rio de Janeiro: IBAM. LinkDias, R. (2005). 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Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.  Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 9 OUT 2017; Avaliado:  OUT-DEZ; Aceito: 2 JAN 2018