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Análise de Fatores que Interferem na Motivação dos Colaboradores de um Hotel Situado no Rio De Janeiro, Brasil / Analysis of Factors that Interfere in Employee’s Motivation of a Hotel Located in Rio de Janeiro, Brazil
 
     Análise de Fatores que Interferem na Motivação dos Colaboradores de um Hotel Situado no Rio De Janeiro, Brasil / Analysis of Factors that Interfere in Employee’s Motivation of a Hotel Located in Rio de Janeiro, Brazil
     
     


Autor(es):
Felício, Elisy Silva
Oliveira, Sérgio Domingos de
Cunha, Monique Laurencia dos Santos


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 3 (2021): Encarte: Especial México

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Meio de Hospedagem; Lodging; Capital Humano; Human Capital; Motivação; Motivation; Rio de Janeiro; Brasil; Brazil.


Resumo: RESUMOA partir da premissa que caracteriza o elemento humano como um diferencial na hotelaria, o artigo teve como objetivo mostrar não somente quais fatores externos e internos interferem na motivação dos colaboradores do Hotel AH, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro [Brasil], como também se os gestores deste meio de hospedagem conseguem contornar obstáculos para manterem sua equipe satisfeita e valorizada. Referente ao fator externo, ressalta-se o fluxo turístico internacional e a sazonalidade local. No que tange o fator interno, sob um caráter quali-quantitativo, fez-se necessário aplicar uma entrevista semiestruturada com o setor de Recursos Humanos e observar dados obtidos através dos resultados de um questionário aplicado pela empresa Great Place to Work. Após tais análises, concluiu-se que a equipe do hotel é motivada graças às políticas instituídas pelo gestor, seu engajamento aos grandes eventos que ocorrem no centro de convenções, às praias a poucos metros de distância e à estação do Bus Rapid Transit [BRT] localizado em frente ao meio de hospedagem.PALAVRAS-CHAVETurismo; Meio de Hospedagem; Capital Humano; Motivação; Rio de Janeiro, Brasil. ABSTRACTConsidering that the human element is an important differential in hospitality, the article aimed to show not only what external and internal factors interfere in the motivation of the employees of Hotel AH, located in Barra da Tijuca, Rio de Janeiro [Brazil], but also how the managers of this hotel work around obstacles to keep their staff satisfied and valued. The external factor is marked by the international tourist flow and local seasonality. To assess internal factors on a qualitative and quantitative basis, an interview was conducted with the Human Resources sector and data obtained through the results of a questionnaire applied by the company Great Place to Work was observed. After such analyzes, it was concluded that the hotel staff is motivated as a result of the policies instituted by the manager, by engaging in major events that take place at the convention center, by the nearby beaches and by the Bus Rapid Transit [BRT] station located in front to the hotel.KEYWORDSTourism; Lodging; Human Capital; Motivation; Rio de Janeiro, Brazil. AUTORIAElisy Silva Felício – Especialista. Gestora no Programa de Hospedagem de Pesquisadores e Estudantes Estrangeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedica, RJ, Brasil.Currículo: http://orcid.org/0000-0002-7656-2152 E-mail: elisyfelicio@gmail.comSérgio Domingos de Oliveira – Doutor. Professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedica, RJ, Brasil. Currículo: http://orcid.org/0000-0002-0350-1412 E-mail: sedoliveira@gmail.comMonique Laurencia dos Santos Cunha – Bacharela, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedica, RJ, Brasil. Currículo: http://orcid.org/0000-0002-3108-8012 E-mail: moniquelaurencia@gmail.com REFERÊNCIASABIH, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (2015). Rede Accor inaugura Grand Mercure Rio Centro. LinkAbreu, V. A. de. (2003). A máquina da hospitalidade. In A. de F. M. Dencker & M. S. Bueno (Orgs.). Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.All Accor (2019). Grand Mercure Rio de Janeiro Rio Centro. All Accor. LinkAl-Madi, F. N., Assal, H., Shrafat, F., & Zeglat, D. (2017). The impact of employee motivation on organizational commitment. European Journal of Business and Management, 9(15), 134-144. LinkBergamini, C. W. (2008). Motivação nas organizações. São Paulo: Atlas.Booking (2020). Grand Mercure Rio de Janeiro Rio Centro. Booking. 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O Desafio em Manter Colaboradores Motivados. Monografia, Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, São Paulo, Brasil. LinkGreat Place to Work. (2019a). Ranking: Melhores empresas para trabalhar. Great Place to Work. LinkGreat Place to Work. (2019b). Melhores locais de trabalho multinacionais na América Latina. Great Place to Work. LinkLakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.Lashley, C., & Morrison, A. (orgs) (2004). Em busca da hospitalidade: Perspectivas para um mundo globalizado. Barueri, SP: Manole.Lee, M. T., & Raschke R. (2016). Understanding employee motivation and organizational performance: Arguments set-theoretic approach. Journal of Innovation & Knowledge, 1(3), 162-169. LinkManzini, E. J. (2004). Entrevista semi-estruturada: Análise de objetivos e de roteiros. Rede Consagro. LinkManzoor, Q. A. (2012). Impact of employee’s motivation on organizational effectiveness. Business Management and Strategy, 3(1), 36-45. 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