Publicações de Turismo
Nova busca:        


Narrativas Turísticas: imaginário e mídia na experiência urbana do turismo
 
     Narrativas Turísticas: imaginário e mídia na experiência urbana do turismo
     
     


Autor(es):
de Paula Falco, Débora


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 1 (2011): Revista Rosa dos Ventos

Palavras-chave:


Resumo: O intuito deste artigo é observar como a atividade turística se insere no momento atual em que as relações sociais tornam-se cada vez mais permeadas pelos padrões dos meios de comunicação. Neste sentido, aborda-se na primeira seção deste estudo as mudanças trazidas pela mídia na experiência turística (mediada, midiatizada). Em seguida, destaca-se a possibilidade de uma “viagem imaginária” oferecida pelos meios de comunicação e seu contraponto, isto é, a realização da viagem fisicamente. Como exemplo de mídia que empreende este processo foca-se o jornalismo turístico de revistas especializadas, como a Viagem e Turismo, da editora Abril. Neste ponto, observa-se sobretudo o caráter narrativo das reportagens e a figura do jornalista que as constroi, que propomos chamar de “turista-narrador-repórter”. Os valores éticos imbricados na prática jornalística também são contemplados. O trabalho prioriza as narrativas sobre a cidade e toma por base uma pesquisa bibliográfica.