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A Produção Científica Brasileira sobre Turismo Cinematográfico: Uma Análise Bibliométrica de 2011 A 2018 / The Brazilian Scientific Production on Film Tourism: A Bibliometric Analysis - 2011 To 2018
 
     A Produção Científica Brasileira sobre Turismo Cinematográfico: Uma Análise Bibliométrica de 2011 A 2018 / The Brazilian Scientific Production on Film Tourism: A Bibliometric Analysis - 2011 To 2018
     
     


Autor(es):
Körössy, Nathália
dos Santos Paes, Rute Gabriela


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Turismo Cinematográfico; Film Tourism; Produção Científica; Scientific Production; Análise Bibliométrica; Bibliometric Analysis.


Resumo: RESUMOO turismo cinematográfico tem como principal motivação a visitação de locais relacionados a produções audiovisuais. Trata-se de um segmento em expansão no mundo, ganhando atenção dos governos locais devido às possibilidades de difusão da imagem do destino e aos benefícios econômicos diretos e indiretos obtidos com o desenvolvimento do setor. Neste contexto, observam-se tanto a criação de novos produtos turísticos relacionados às produções audiovisuais que tiveram a localidade como cenário das filmagens, como também a implementação de estratégias para captar novas produções. Apesar da tendência mundial de crescimento do setor, no Brasil ainda existe um vácuo institucional e científico sobre o tema,  o que leva a um baixo aproveitamento do potencial nacional. Com esta perspectiva, esta pesquisa realiza um mapeamento da produção científica brasileira sobre turismo cinematográfico, buscando traçar seu perfil por meio do emprego de técnicas bibliométricas para coleta e tratamento de dados. A pesquisa identificou e analisou treze artigos científicos publicados entre 2011 e 2018 em periódicos científicos nacionais indexados na base de dados da Capes, que abordam a relação entre turismo e cinema como tema principal ou secundário de pesquisa.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo Cinematográfico; Produção Científica; Análise Bibliométrica. ABSTRACTFilm tourism is a segment whose main motivation is to visit places linked to audiovisual production, mainly films produced for cinema and television series. It is an expanding segment all over the world that gains attention from the localities due to its possibilities of spreading the image of the city and improve economic benefits. Thus, both the creation of new tourism products related to the audiovisual productions that had the locality as scenery for the filming, as well as the implementation of strategies to capture new productions capable of attracting more visitors. In spite of the worldwide trend of growth of the sector, in Brazil there is still an institutional and scientific gap on the subject, which leads to a low utilization of the potential of cinematographic tourism in the national scenario. Based on the above considerations, this research seeks to understand the state of the art of film tourism in Brazil, based on the analysis of the national scientific production.KEYWORDSTourism; Film Tourism; Scientific Production; Bibliometric Analysis. AUTORIANathália Körössy – Doutora.  Professora no Programa de Pós-graduação em Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.  Orcid:  Currículo: http://lattes.cnpq.br/1080452960843259. E-mail: nathaliakorossy@gmail.comRute Gabriela dos Santos Paes – Bacharela, bonsista Pibic/UFPE/CNPq, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1293909680689619 E-mail: rgabriela.sp@gmail.com REFERÊNCIASAtout France (2014). Tourisme et Cinema - Comment dynamiser son territoire par l'audiovisuel. Paris: Atout France.Beeton, S. (2006). Understanding film-induced tourism. Tourism Analysis, 11(3), 181-188. LinkBeeton, S. (2010). The advance of film tourism. Tourism and Hospitality Planning & Development, 7(1), 1-6. LinkBrasil (2007). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília: MTur.Busby, G., & Klug, J. (2001). Movie-induced tourism: The challenge of measurement and other issues. Journal of Vacation Marketing, 7(4), 316-332. LinkCarl, D., Kindon, S., & Smith, K. (2007). 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