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Festivais Matsuris como referencial cultural e turístico da etnia japonesa em Curitiba (Paraná, Brasil)
 
     Festivais Matsuris como referencial cultural e turístico da etnia japonesa em Curitiba (Paraná, Brasil)
     
     


Autor(es):
Bahl, Miguel
Murad, Ivana Gaio


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 5, n. 4 (2013): Revista Rosa dos Ventos

Palavras-chave:
Turismo


Resumo: O artigo trata sobre Matsuris, festivais da etnia japonesa realizados na cidade de Curitiba, Paraná (Brasil). É um estudo de caso de caráter descritivo com a intenção de resgatar parte do histórico de imigração japonesa no Brasil, a fim de perceber a importância dos festivais Matsuris como referencial da etnia e como forma de inserção social do grupo na capital paranaense. Utilizando pesquisa bibliográfica, busca eletrônica e observação direta intensiva, o estudo traz como resultado a descrição dos três festivais mais importantes da etnia na cidade (Hana Matsuri, Imin Matsuri e Haru Matsuri), demonstrando a relação dos mesmos como referencial étnico japonês e a apresentação do resultado de pesquisa de campo empreendida em 2009, junto ao Hana Matsuri e ao Imin Matsuri. Também evidencia a importância da existência de produtos étnicos culturais para um grupo de imigrantes, principalmente em uma capital cosmopolita como Curitiba, que contemplem o significado real de sua cultura, sem que se tornem apenas um bem de consumo.  Matsuris Festivals as cultural and turistic benchmark of japonese ethnicity in Curitiba (Paraná, Brazil). The article discusses about the Matsuris, Japanese ethnic festivals realized in Curitiba, Paraná (Brazil). It is a descriptive case study that intends to briefly redeem part of the history of Japanese immigration in Brazil, in order to understand the importance of Matsuris festivals as an ethnic referential and as a kind of social insertion of the group at the capital of Paraná. Using literature search, electronic search and intensive direct observation, the study results in a description of the three most important festivals of the ethnic group in the city (Hana Matsuri, Imin Matsuri and Haru Matsuri), showing their relation as an ethnic Japanese referential and showing the result from the field research applied in 2009, during the Hana Matsuri and Imin Matsuri Festivals. It also highlights the importance of ethnic cultural products to a group of immigrants, especially in a cosmopolitan capital like Curitiba, that represents the real meaning of their culture, not only to become something to consume.