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Design de Comunicação e Reconhecimento dos Mercados Municipais no Contexto Mediterrânico / Communication Design and Municipal Markets Recognition in the Mediterranean Context
 
     Design de Comunicação e Reconhecimento dos Mercados Municipais no Contexto Mediterrânico / Communication Design and Municipal Markets Recognition in the Mediterranean Context
     
     


Autor(es):
dos Santos, Alexandra Inácio
Lessa, Joana de Carvalho Folgado


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 3 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Design de Comunicação / turismo; Turismo / Tourism. Design de Comunicação / Design of Communication. Mercados Municipais / Municipal Market. Mercado Municipal de / Silves Municipal Market of Silves. Silves, Algarve, Portugal.


Resumo: RESUMOO projeto de design de comunicação Consumir Local explora a articulação entre o espaço do Mercado Municipal de Silves e a comunidade local, procurando valorizar os produtos agroalimentares produzidos localmente. Aplicam-se princípios de design de comunicação à cultura e à sociedade, usando estratégias de design cooperativo e da inovação social. No âmbito do Design Cooperativo, utiliza o HCD toolkit da Ideo, de modo a auscultar os problemas da comunidade através de entrevistas, visando o posterior desenho de uma solução que responda ao problema, dignificando o espaço e as pessoas. A valorização do património cultural dos Mercados Municipais e da respetiva produção e consumo local permitem ao turista envolver-se na experiência local e desenvolver um contacto ativo com a gastronomia e as práticas locais. Esta oferta encaixa-se no modelo de turismo sustentável, porque valoriza a identidade cultural da comunidade e o ecossistema em que ela se integra.PALAVRAS-CHAVETurismo. Design de Comunicação. Mercados Municipais. Mercado Municipal de Silves. Silves, Algarve, Portugal. ABSTRACT The communication design project  Consumir Local explores the articulation between Silves Municipal Market and local community, seeking to value locally produced agro-food products. Communication design principles apply to culture and society, using cooperative design strategies and social innovation. In the scope of Cooperative Design, it uses Ideo's HCD toolkit to listen to the problems of the community through interviews, aiming at the subsequent design of a solution that responds to the problem, dignifying space and people. The valuation of the cultural heritage of the Municipal Markets and of local production and consumption allow the tourist to get involved in the local experience and to develop an active contact with the local gastronomy and practices. This offer fits into the sustainable tourism model because it values the cultural identity of the community and the ecosystem in which it is integrated.KEYWORDS Tourism. Design of Communication. Municipal Market. Municipal Market of Silves. Silves, Algarve, Portugal. AUTORASAlexandra Cristina Inácio dos Santos- Mestrado em Design de Comunicação para Turismo e Cultura, Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal. Currículo: http://www.alexandradossantos.com/cv/. E-mail: alxcris@hotmail.comJoana de Carvalho Folgado Lessa – Doutora. Professora na Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal. Currículo: http://esec.ualg.pt/pt/content/joana-lessa . E-mail: jlessa@ualg.pt REFERÊNCIASAICEP Portugal Global. (2015). Genuinamente português.Ambrose, G. & Harris, P. (2009). The fundamentals of graphic design. Lausanne: AVA Publing AS.Anchieta, B. R. (2009). Design como ferramenta de comunicação e informação ambiental: Uma experiência no Projeto Piatam. In Anais 8º Congresso Lusocom. 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