Publicações de Turismo
Nova busca:        


Hospitalidade Organizacional: Panorama Teórico-Empírico
 
     Hospitalidade Organizacional: Panorama Teórico-Empírico
     
     


Autor(es):
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 3 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Administração; Gestão de Pessoas; Hospitalidade; Hospitalidade; Hospitalidade Organizacional; Gestão de Pessoas


Resumo: O objetivo deste texto é o de apresentar as discussões teórico-conceituais sobre Hospitalidade, particularmente a vertente da Hospitalidade Organizacional (HO), que se ocupa das relações hospitaleiras no ambiente do espaço de trabalho. Trata-se de um estudo exploratório, baseado em revisão bibliográfica, seguida de pesquisa de campo por meio de levantamento junto a gestores de pessoas (especialistas ou juízes), sobre o entendimento do tema, visando contribuir para a futura criação de escala de medida para quantificar o grau de HO em uma organização. Como resultado, apresenta-se contribuição teórica para o amadurecimento desta tendência organizacional e indicadores que poderão ser futuramente usados em estudos empíricos e na construção de um instrumento com escala validada para ser utilizada em organizações em qualquer setor de atividade econômica. Palavras-chave: Hospitalidade. Hospitalidade Organizacional. Gestão de Pessoas.Organizational Hospitality: Theorical and Empirical Developments This paper aim is to present the theoretical and conceptual discussions about hospitality, particularly the  Organizational Hospitality (OH), which is concerned with the hospitable relations in the workplace. It’s an exploratory study, based on literature review and field survey with people managers (experts or judges) about their understanding about the question. The result indicates that the development of organizational indicators could be used in future empirical studies and to the construction of a validated scale that can be used in any sector of the economic activity. Keywords: Hospitality. Organizational Hospitality. People Management. Indicators.José Alberto Carvalho dos Santos Claro – Doutor. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], Campus Baixada Santista, Santos, SP. Endereço Lattes http://lattes.cnpq.br/0865792662046289 E-mail: albertoclaro@albertoclaro.pro.br