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A Imagem do Destino Turístico: O Caso de Oeiras, Piauí, Brasil / Tourist Destination’ Image: The Case Oeiras, Piauí, Brazil.
 
     A Imagem do Destino Turístico: O Caso de Oeiras, Piauí, Brasil / Tourist Destination’ Image: The Case Oeiras, Piauí, Brazil.
     
     


Autor(es):
Santos, Nívia Maria Barros Vieira
Flôres, Luiz Carlos da Silva
Limberger, Pablo Flôres


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 2 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
turismo; Turismo.Tourism. Marketing. Destino Turístico. Tourist Destination. Imagem turística. Touristic Image. Oeiras, Piauí, Brazil


Resumo: Este estudo analisa a imagem de Oeiras, Piauí, Brasil, como destino turístico, na perspectiva de turistas e da comunidade receptora. Busca identificar os produtos locais mais atrativos, além de verificar correlações e divergências entre as imagens produzidas por aqueles atores. Para atender aos objetivos, adotou-se uma abordagem quantitativa para reconhecer a[s] imagem[ns] que moradores e turistas têm da cidade, de forma a propiciar sua promoção, enquanto destino turístico. Foi utilizada amostragem não probabilística por conveniência, totalizando uma amostra de 328 indivíduos, sendo 138 moradores e 190 turistas. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário estruturado, e analisados através de procedimentos estatísticos descritivos e multivariados. Verificou-se que a cidade de Oeiras tem sua imagem associada a um destino turístico cultural e religioso em decorrência, principalmente, da relação subjetiva/afetiva existente entre moradores e turistas.PALAVRAS-CHAVETurismo. Marketing. Destino Turístico. Imagem turística. Oeiras, Piauí, BrasilABSTRACTIn this study we analyzed the image of Oeiras [a tourist destination], in the perspective of tourists and the host community, in order to identify their most attractive tourism products, and correlations and divergences in the images produced by those actors. To meet the objectives we adopted a quantitative approach that could recognize local images. It was applied a non-probabilistic convenience sampling, a total sample of 328 individuals, 138 residents and 190 tourists. We obtained data by applying a structured questionnaire with data analysis by descriptive statistical procedures and multivariate. It was found, that the city of Oeiras has its image associated with a cultural tourist destination (architectural) and religious, mainly due to the subjective relationship / affective existing between locals and tourists.KEYWORDSTourism. Marketing. Tourist destination. Touristic Image. Oeiras, Piauí, BrazilAUTORESNívia Maria Barros Vieira Santos – Mestre. Professora do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9620820675444210  E-mail: nivia.santos@ifma.edu.brLuiz Carlos da Silva Flôres – Doutor. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.  Currículo:  http://lattes.cnpq.br/7475083040381574 E-mail: luiz.flores@univali.brPablo Flôres Limberger - Doutor. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3893934127523780 E-mail: pablofl@univali.br REFERÊNCIASAsli, D. A. T. & William, C. G. (2007). Destination Image and Its Functional Relationships. Journal of Travel Research, 45(4), 413-425. LinkBaloglu, S. & Mccleary, K. W. A  (1999). Model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. LinkChagas, M. M. (2008). Imagem de destinos turísticos: uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo Visão e Ação, 10(3), 435-455.  LinkChi, C. G. Q. & Qu, H. (2008). Examining the structural relationships of destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: An integrated approach. Tourism Management, 29(4), 624-636. LinkCipriano, M. J. S & Silva, S. D. A. A. (2015). A promoção do destino turístico Natal-RN: estudo de caso da Seturde. 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