Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estudos sobre Gestão de Crises no Turismo: Abordagens e Contextos / Studies on Crisis Management in Tourism: Approaches and Contexts
 
     Estudos sobre Gestão de Crises no Turismo: Abordagens e Contextos / Studies on Crisis Management in Tourism: Approaches and Contexts
     
     


Autor(es):
Tito, Ana Luiza de Albuquerque
ARAÚJO, MARIA VALÉRIA PEREIRA DE


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 2 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo. Tourism. Gestão de Crises. Crisis Management. Produção Científica. Bibliographic research.


Resumo: RESUMOO turismo é uma atividade econômica bastante sensível a alterações situacionais, como por exemplo, oscilações cambiais e instabilidades sazonais da demanda. Por esta razão, está vulnerável a diversos tipos de crises, que podem trazer efeitos negativos para as destinações e organizações que atuem na oferta de produtos e serviços envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. A vulnerabilidade exige uma gestão voltada para a proteção, enfrentamento ou mitigação de crises. O presente estudo tem como objetivo mapear a temática de gestão de crises nas publicações de Turismo. Trata-se, assim, de uma pesquisa de natureza exploratória e bibliográfica, sendo selecionadas publicações nos periódicos estrangeiros Tourism Management e Annals of Tourism Research; e nos nacionais Turismo em Análise, Turismo - Visão e Ação, Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, RBTUR, Turismo Contemporâneo, Ecoturismo e Revista Eletrônica de Administração e Turismo, abrangendo o período de 2010 a 2017. Foi adotada uma abordagem de análise qualitativa das publicações selecionadas, por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias: ; ; e . Os resultados apontam que, com relação à gestão de crises voltadas para o turismo, as publicações analisadas abordam temas ligados a fatores climáticos, atentados e epidemias, sob o ponto de vista das destinações. Quanto às organizações, as pesquisas são restritas ao ramo de hotelaria.  Com esta lacuna sugere-se o desenvolvimento de outros estudos, para com isso contribuir para um mercado carente de informações.PALAVRAS-CHAVE Turismo. Gestão de Crises. Periódicos. Produção Científica. ABSTRACTTourism is an economic activity that is very sensitive to situational changes, such as exchange rate fluctuations and seasonal demand instabilities, which is why it is vulnerable to several types of crises, which may have negative effects on the destinations and organizations involved in the supply of products and services directly or indirectly involved with this activity. This vulnerability requires management focused on the protection, coping or mitigation of crises. The present study aims to map the issue of crisis management in tourism publications. This is a research of an exploratory and bibliographic nature, with the international publications of the periodicals: Tourism Management and Annals of Tourism Research and the national publications of the periodicals: Turismo em Análise, Turismo - Visão e Ação, Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, RBTUR, Turismo Contemporâneo, Ecoturismo e Revista Eletrônica de Administração e Turismo, covering the period of 2010 to 2017. An approach of qualitative analysis of these publications was adopted, through content analysis, from the following categories: concepts used for the crisis; typology; description of its development process and proposals for prevention and combat. The results show that, in relation to tourism crisis management, the publications analyzed address issues related to climatic factors, attacks and hotel industry. This gap suggests the development of studies and thus contribute to a market lacking information.KEYWORDSTourism. Crisis Management. Bibliographic research. AUTORIAAna Luiza de Albuquerque Tito – Mestra pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1220580575196043. E-mail: analuiza.tito@hotmail.com Maria Valéria Pereira de Araújo – Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9227834040889428. E-mail: valeriaaraujoufrn@gmail.com REFERÊNCIAS Alegre, J. & Sard, M. (2015). When demand drops and prices rise. Tourist packages in the Balearic Islands during the economic crisis. Tourim Management,46, 375-385. LinkAndirin, C., Moital, M. & Cardoso, C.P. (2017). Falhas no serviço como crises organizacionais no turismo de negócios: Origens e estratégias operacionais percebidas pelos profissionais de eventos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(3), 480-502. LinkBeni, M.C. (2011). Globalização do Turismo: Megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo: Aleph.Boin, A. (2005). From crisis to disaster: Toward an integrative perspective. In Perry, R. & Quarantelli, E. L. (eds.). What is a disaster? New answer to old questions. p. 153-173. Philadelphia-PA: Xlibris Press.Borodzicz, E. & Van Haperen, K. (2002). Individual and group learning in crisis simulations. Journal of Contingencies and Crisis Management, 10(3), 139-147. LinkCastells, M., Cardoso, G. & Caraça, J. (2013). A crise e seus efeitos: As culturas econômicas da mudança. São Paulo: Paz e Terra.Constantinides, P. (2013). The failure of foresight in crisis management: A secondary analysis of the Mari disaster. Technological Forecasting and Social Change, 80(9), 1657–1673. LinkCosta, S.P. & Sonaglio, K. (2017). Gestão do turismo em tempos de crises e vulnerabilidades. Revista de Turismo Contemporâneo, 5(1), 98-117.LinkDahles, H. & Susilowati, T.P. (2015). Business resilience in times of growth and crisis. Annals of Tourism Research, 51, 34-50. LinkDwyer, L. (2005). Tsunamis, hurricanes, terrorism, and ???: Lessons for the global tourism industry. International Institute for Peace Through Tourism: 3rd Global Summit on Peace Through Tourism, Pattaya, Thailand. LinkFriedman, T.L. (2005). O mundo é plano: Uma breve história do século XXI.Rio de Janeiro: Objetiva.Gephart, R. P. (1984). Making sense of organizationally base denvironmental disasters. Journal of Management, 10(2), 205-225. LinkGlaesser, D. (2008). Gestão de crises na indústria do turismo. Porto Alegre: Bookman.Jia, Z., Shi,Y ., Jia, Y., & Li, D. (2012). A framework of knowledge management systems for tourism crisis management. Procedia Engineering, 29, 138- 143 LinkKotler, P. & De Bes, F. T. (2011). A bíblia da inovação: Princípios fundamentais para levar a cultura da inovação contínua às organizações. São Paulo: Leya.Kunsch, M.M.K. (2006). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Cengage LearningLalonde, C. (2004). In search of arché types in crisis management. Journal of Contingencies and Crisis Management, 12(2), 76-88.Lima, T.C.S. & Mioto, R.C.T. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: A pesquisa bibliográfica. Revista Katalysis, 10, 37-45. LinkMitroff, I. I. & Pearson, C. M. (1993). Crisis management. San Francisco: Jossey-Bass.Mitroff, I. I., Pearson, C. M., & Harrigan, L. K. (1996).The essential guide to managing corporate crises. New York: Oxford University Press.Morin, E. (1993). Towards a crisiology. Industrial and Environmental Crisis Quarterly, 7(1), 5-23.Mukhopadhyay, A. K. (2005). Crisis and disaster management turbulence and aftermath. New Delhi: New Age InternationalParaskevas, A.,  Altinay, L., Mclean, J. & Cooper, C. (2013).Crisis  knowledge in tourism: Types, flows and governance. Annals of Tourism Research, 41, 130-152. LinkParaskevas, A., & Altinay.L. (2013). Signal detection as the first line of defence in tourism crisis management. Tourism Management, 34, 158-171. LinkPauchant, T. C. & Douville, R. (1993). Recent Research in Crisis Management: A Study of 24 Authors’ Publications from 1986 to 1999. Industrial and Environmental Crisis Quarterly, 7(1), 43-66. LinkPauchant, T., & Mitroff, I. (1992). Transforming the crisis-prone organization. San Francisco: Jossey-Bass.Pearson, C. M., & Clair, J. A. (1998). Reframing crisis management. Academy of Management Review, 23(1), 59-76. LinkPerrow, C. (1984). Normal accidents. New York, NY: Basic Books.Rasmussen,J . & Batstone, R. (1989). Why do complex organizational systems fail? Summary Procedings of a cross disciplinary workshop on “Safety Control and Risk Management”, Washington-DC: World Bank.Roberts, K. (1990). Some characteristics of high reliability organizations. Organization Science, 2, 160-176.Rosenthal, U., Charles, M. T., & Hart, P. T. (1989). Coping with crises .The management of disasters, riots and terrorism. New York, NY: Thomas.Sahin, S., Ulubeyli, S., & Kazaza, A. (2015). Innovative crisis management in construction: Approaches and the process. Procedia-social and Behavioral Sciences, 195, 2298-2305. LinkScott, N., & Laws, E. (2006). Tourism crises and disaster: enhacing understanding of system effects. Journal of Travel & Tourism Marketing, 19(2-3), 149-158. LinkSeeger, M. W., Sellnow, T., & Ulmer, R. R. (1998). Communication, organization and crisis. In Roloff, M. E. (Ed.), Communication yearbook 21. Thousand Oaks, CA: Sage.Sheaffer, Z., & Mano-Negrin, R. (2003). Executives’ orientations as indicators of crisis management policies and practices. Journal of Management Studies, 40(2), 573-606. LinkWang, J. & Ritchie, B.W. (2012). Understanding accommodation managers´ crisis planning intention: An application of the theory of planned behavior. Tourism Management, 33(5), 1057-1067. LinkWilliams, N., & Vorley, T. (2014). Economic resilience and entrepreneurship: Lessons from the Sheffield City region. Entrepreneurship & Regional Development: An International International Journal, 26(3-4), 257-281. LinkZucco, F.D; Magalhães, M.R.A. & Moretti, S.L.A. (2010). Gestão de riscos e desastres naturais no turismo: Um estudo do município de Blumenau-SC. Turismo em Análise, 21(3), 594-620. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 14 FEV 2018; Avaliado:MAR; Aceito: 15 AG 2018