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[Case] Turismo e Desenvolvimento de Destinos: O Case Aracaju Convention & Visitors Bureau / Tourism and Destination Development: The Case Aracaju Convention & Visitors Bureau
 
     [Case] Turismo e Desenvolvimento de Destinos: O Case Aracaju Convention & Visitors Bureau / Tourism and Destination Development: The Case Aracaju Convention & Visitors Bureau
     
     


Autor(es):
Semião, Vinícius Moisés Rodrigues
Azevedo, Denio Santos


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 1 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo de Negócios. Business Tourism. Turismo de Eventos. Events Tourism. Desenvolvimento de Destinos. Destination Development. Aracaju Convention & Visitors Bureau. Aracaju-SE, Brazil.


Resumo: RESUMOO segmento turismo de negócios e eventos se destaca como estruturante na oferta de destinos turísticos. No cenário turístico em estudo, a atuação do Aracaju Convention & Visitors Bureau apresenta-se como estratégia emergente, ao subsidiar o planejamento da atividade junto aos setores privado e público, em separado ou na perspectiva de cogestão e coparticipação no segmento. Desse modo, por intermédio da realização de análise SWOT e tendo como técnicas de pesquisa a pesquisa-ação, a observação participante e entrevistas, objetiva-se demonstrar as contribuições da atuação do Aracaju Convention no desenvolvimento do turismo no município. A análise do papel do Aracaju Convention permite destacar que o escopo de suas atribuições contribui com o desenvolvimento do turismo no local. Considera-se que suas ações estratégicas complementam aquelas desenvolvidas por outras instâncias, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo. PALAVRAS-CHAVETurismo de Negócios. Turismo de Eventos. Desenvolvimento de Destinos. Aracaju Convention & Visitors Bureau. Aracaju-SE, Brasil. ABSTRACTThe business and events tourism segment stand out as structuring in the offer of tourist destinations. In the tourism scenario under study, the Aracaju Convention & Visitors Bureau acts as an emerging strategy, supporting the planning of the activity with the private and public sectors, separately or with a view to co-management and co-participation in the segment. Thus, through the SWOT analysis and having as research techniques action research, participant observation and interviews, aims to demonstrate the contributions of the Aracaju Convention's performance in the development of tourism in the municipality. The analysis of the role of the Aracaju Convention allows to emphasize that the scope of its attributions contributes to the development of the tourism in the place. It is considered that its strategic actions complement those developed by other instances, strengthening the productive chain of tourism. KEYWORDSBusiness Tourism. Events Tourism. Destination Development. Aracaju Convention & Visitors Bureau. Aracaju-SE, Brazil. AUTORIAVinícius Moisés Rodrigues Semião – Especialista. Pesquisador na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: https://orcid.org/0000-0002-4700-3642 e http://lattes.cnpq.br/2828228972681481 E-mail: viniciusmoises33@yahoo.comDenio Santos Azevedo – Doutor. Professor Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6557192972315284 E-mail: denio_azevedo@yahoo.com.br REFERÊNCIASAnsarah, M. G. R. (2005). Turismo e segmentação: novos segmentos. 285-299 In: Trigo, L. G. G. (Org.) (2005). Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca.Brasil - Ministério do Turismo (2010). Segmentação do turismo e o mercado. Brasília: Ministério do Turismo. 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Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 10 JUN 18; Avaliado: OUT-NOV; Aceito: 27 FEV 19.