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A identidade territorial enogastronômica como elemento de sustentação turística regional : a experiência do Tirol e Südtirol
 
     A identidade territorial enogastronômica como elemento de sustentação turística regional : a experiência do Tirol e Südtirol
     Territorial enogastronony identity as a point of regional touristic development : Tyrol and Soul Tyrol experience = A identidade territorial enogastronômica como elemento de sustentação turística regional : a experiência do Tirol e Südtirol
     


Autor(es):
Silva, Roberto do Nascimento e


Periódico: Revista Cenário

Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; v. 3 n. 5 (2015)

Palavras-chave:
Turismo; Gastronomia


Resumo: No que diz respeito ao turismo, percebe-se que, espaços antes isolados, ou então com relações restritas em escala regional, tornam-se partes de um sistema de abrangência global que acaba por sofrer influências da padronização de produtos e da redefinição de territórios. Todavia a enogastronomia busca oportunizar a reação regional através do oferecimento de produtos particulares, impregnados de cultura, em que sociedades reconhecem suas identidades e atraem visitantes para a localidade, fazendo com que estas sejam destaque em experiências de promoção e desenvolvimento do turismo regional. Neste sentido, o artigo tem por objetivo analisar a identidade territorial enogastronômica como alicerce do turismo regional no território tirolês e, utilizando para isso, o materialismo histórico dialético como marco teórico metodológico. Se entende por enogastronomia, a união de segmentos de alimentos e bebidas sustentada por um tripé que compreende o produtor rural, as empresas (vinícolas e restaurantes) e o território.