Publicações de Turismo
Nova busca:        


Peregrinações Turísticas pelos Universos Sagrado e Mágico: Uma Análise das Narrativas Jornalísticas e Publicitárias das Revistas Especializadas em Turismo / Pilgrimages of Tourism and Media by Universes Sacred and Magic: Analysis of Journalistic and Adver
 
     Peregrinações Turísticas pelos Universos Sagrado e Mágico: Uma Análise das Narrativas Jornalísticas e Publicitárias das Revistas Especializadas em Turismo / Pilgrimages of Tourism and Media by Universes Sacred and Magic: Analysis of Journalistic and Adver
     
     


Autor(es):
de Paula Falco, Débora


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 2 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Antropologia do Consumo; Ciências Sociais Aplicadas/Comunicação; Turismo; Consumo; Narrativas Midiáticas; Sagrado; Magia.


Resumo: Este artigo pretende abarcar o consumo a partir das narrativas midiáticas do Turismo permeadas por elementos do universo sagrado e mágico. Com esta abordagem almeja-se notar como a cultura, significados e consumo se movimentam em relação ao Turismo na sociedade moderno-contemporânea. A primeira seção detém-se em observar como elementos do pensamento sagrado e mágico animam as narrativas jornalísticas e publicitárias do Turismo, dotando-o de uma aura paradisíaca. A segunda seção intenta desvelar como opera a magia que seduz o leitor e consumidor da mídia e do Turismo. A terceira seção ocupa-se em evidenciar a transferência de significados culturais para os bens, operada através destas narrativas. A metodologia utilizada para averiguar tais questões foi a Análise de Conteúdo semântica. Dentre os autores utilizados para tecer tal discussão destacam-se Everardo Rocha, Grant McCracken, Gilles Lipovetsky, Colin Campbell, Sabáh Aoun, dentre outros teóricos. PALAVRAS-CHAVE : Turismo. Consumo. Narrativas Midiáticas. Sagrado. Magia.This article aims to address consumption from the media narratives of Tourism permeated by elements of the sacred and magical universe. This approach aims to note as culture, the meanings and consumption are towards tourism in modern-contemporary society. The first section observes how elements of the sacred and magical thinking animate the journalistic and advertising narratives attributing to tourism a heavenly aura. The second section attempts to unveil how the magic action seduces the reader and the consumer of media and tourism. The third section deals with evidence on the transfer of cultural meanings for the consumer goods operated by the tourist narratives. The methodology used to check these narratives was the Content Analysis. Among the authors used to weave such discussion stand out Everardo Rocha, Grant McCracken, Gilles Lipovetsky, Colin Campbell, Sabah Aoun, among other authors. KEYWORDS: Tourism. Consumption. Media narratives. Sacred.Magic.Débora de Paula Falco – Mestre. Doutoranda em Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Curriculo http://lattes.cnpq.br/7044759980870228  E-mail: deborafalco@terra.com.br