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Turismo e Hospitalidade no cenário da comunicação científica: avaliação de periódicos científicos eletrônicos
 
     Turismo e Hospitalidade no cenário da comunicação científica: avaliação de periódicos científicos eletrônicos
     
     


Autor(es):
Miranda, Elaine Cristina Pinto de
Rejowski, Mirian


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 5, n. 4 (2013): Revista Rosa dos Ventos

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo


Resumo: Com o avanço da tecnologia da informação, os periódicos científicos estão sendo publicados cada vez mais em versão eletrônica na internet, o que agiliza a circulação, acesso e uso dos seus conteúdos. Este artigo avalia a qualidade de 19 periódicos eletrônicos em Turismo e Hospitalidade publicados no Brasil, que se encontravam ativos em 2011. Verificou-se que a maioria dos periódicos tinha periodicidade semestral e era publicado por universidades da região Sudeste do País. Notou-se o crescimento de novos títulos, especialmente a partir de meados da década de 2000, associado ao uso do software SEER e à inserção no movimento do acesso aberto, o que trouxe benefícios para a área. A avaliação de um conjunto de 74 indicadores de padrões de normalização nacionais e internacionais indicou o desempenho desses veículos, variando entre 40 e 72 pontos, com destaque para quatro deles: Caderno Virtual de Turismo, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Turismo em Análise, Turismo - Visão e Ação. Constatou-se que nenhum periódico alcançou a pontuação máxima de 90 pontos, e foram apontados os principais indicadores não atendidos. Há necessidade de novos estudos e ações junto a editores e autores, além de apoio de instituições de fomento. Tourism and Hospitality in the Scenario of Scientific Communication: Analysis of Electronic Scientific Journals - With the advancement of information technology, scientific journals are being increasingly published in the electronic version on the Internet, which speeds up the circulation, access and use of its contents. This article evaluates the quality of 19 Tourism and Hospitality journals published in Brazil and that were active in 2011. It was found that most journals had biannually publication and was published by universities in the Southeast of the country. It was noted the growth of new titles, especially from the mid-2000s, associated with the use of the software SEER and the integration into the open access movement, which brought benefits to the area. The evaluation of a set of 74 indicators of patterns of national and international standardization indicated the performance of these vehicles, ranging between 40 and 72 points, especially 4 of them: Caderno Virtual de Turismo, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Turismo em Análise, Turismo - Visão e Ação. Was found that no journal has achieved the maximum score of 90 points, and was pointed the main indicators that not met. There is need for further studies and actions with publishers and authors, as well as support from funding agencies.