Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo LGBTQ+: Aplicação bibliométrica na pesquisa científica dos Programas de Pós-Graduação em Turismo no Brasil (1997 ”“ 2019)
 
     Turismo LGBTQ+: Aplicação bibliométrica na pesquisa científica dos Programas de Pós-Graduação em Turismo no Brasil (1997 ”“ 2019)
     LGBT Tourism: Bibliometric application in the scientific research of Graduate Programs of Tourism in Brazil (1997 - 2019)
     Turismo LGBT: Aplicación bibliométrica en la investigación científica de Programas de Posgrado en Turismo en Brasil (1997 - 2019)


Autor(es):
Bignardi Neves, Christopher Smith


Periódico: Revista Cenário

Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; v. 9 n. 1 (2021); 84 - 103

Palavras-chave:
Turismo LGBTQ ; Sexualidade; Dissertações; PPGTUR; Bibliometria


Resumo: Turistas LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queers e outras identidades) representam a fonte do pink money, são exaltados pelo mercado por consumirem acima da média heterossexual. Porém, a importância deste público padece da atenção acadêmica. Reflexões sobre sexualidade e turismo provém de poucos pesquisadores que congregam as temáticas. Este artigo de revisão, apresenta uma pesquisa bibliométrica sobre as 1.486 dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Turismo entre os anos de 1997 e 2019 (primeiro semestre), provenientes de doze instituições. Neste artigo são apresentadas as sete dissertações que discorrem a temática do turismo LGBTQ+, que constitui o objeto da análise. O objetivo centra-se em descrever sinteticamente as dissertações, expondo pontos centrais das pesquisas. Considerando há escassez de pesquisas que envolve o público LGBTQ+, as dissertações constituem um promissor instrumento para preencher as lacunas sociais, econômicas e biopolíticas que abarcam os aspectos turísticos.