Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; v. 9 n. 2 (2021); 135 - 149
Palavras-chave:
educação profissional; políticas públicas; turismo; Ministério do Turismo
Resumo: A educação profissional supõe a possibilidade de empregabilidade dos indivíduos, bem como o aumento da qualidade dos serviços no turismo e da competitividade dos destinos turísticos nacionais. Dessa forma, é objetivo deste trabalho analisar a participação do Ministério do Turismo nas políticas públicas de educação profissional em turismo. Foram utilizados como metodologia os procedimentos de: pesquisa bibliográfica; análise documental nos Planos Nacionais de Turismo; e coleta de dados secundária em páginas, publicações e reportagens oficiais de Ministérios. Como resultados, observou-se que as políticas do Ministério do Turismo neste campo revelaram raras ações no ensino superior e médio, nenhuma na pós-graduação e uma forte concentração de ações em qualificação profissional. Sua análise confirmou a postura desarticulada com as demais pastas e políticas públicas.