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La frontera cultural de Weber en organismos públicos de promoción turística: caso México-Alemanha
 
     La frontera cultural de Weber en organismos públicos de promoción turística: caso México-Alemanha
     Weber's cultural frontier in public bodies of tourism promotion: Mexico-Germany case
     La frontera cultural de Weber en organismos públicos de promoción turística: Caso México-Alemania


Autor(es):
Valenzuela Robles, Miguel Esteban


Periódico: Revista Cenário

Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; v. 9 n. 1 (2021); 43 - 55

Palavras-chave:
Weber; turismo; burocracia; competitividade


Resumo: Este documento apresenta os resultados da pesquisa sobre o impacto da cultura burocrática organizacional nos processos de atendimento e nos níveis de atenção aos operadores turísticos locais, pelos órgãos públicos de promoção do turismo. Procurou-se dar uma resposta à valorização da cultura do trabalho na organização administrativa destas organizações sob o modelo burocrático weberiano, visto que a validade deste modelo é questionada numa área tão dinâmica como a prestação de serviços turísticos, onde a procura de resposta às necessidades do mercado, eles excedem os limites da ação burocrática administrativa. Parte-se da premissa de que o trabalho burocrático, no campo do turismo, é um paradigma da ineficiência, uma vez que o mercado opera em uma cultura de competitividade e se distancia de uma cultura burocrática (weberiana).