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IMPLANTAÇÃO DO ORÇAMENTO BASE ZERO NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DE RADIODIFUSÃO
 
     IMPLANTAÇÃO DO ORÇAMENTO BASE ZERO NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DE RADIODIFUSÃO
     
     


Autor(es):
Marth, Alécia
Feil, Alexandre André


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 5, n. 3 (2014): Julho-Dezembro; 489-507

Palavras-chave:
Administração


Resumo: As ferramentas de gestão empresarial agregam valor ao resultado econômico empresarial. Neste sentido, o tema deste estudo vincula-se ao orçamento empresarial, especificamente em empresa prestadora de serviços de radiodifusão. A problemática pretende responder: Como o OBZ pode contribuir na melhoria dos processos de gestão de uma empresa de serviços de radiodifusão? O objetivo geral vincula-se em analisar as contribuições do OBZ para a melhoria dos processos de gestão de uma empresa de serviços de radiodifusão. A metodologia quanto à abordagem é quantitativa, através do procedimento técnico estudo de caso, pesquisa documental e entrevista não estruturada. Os resultados encontrados revelam que o modelo de elaboração de OBZ foi eficiente, pois apresentou um lucro líquido com crescimento de 33% e o fluxo de caixa refletiu um crescimento de 66% de 2013 a 2015. Desta forma, o OBZ atendeu as exigências operacionais, sendo que sua elaboração possui caráter de controle e gestão para o direcionamento do foco dos resultados esperados pela corporação. Conclui-se que o OBZ contribui com melhorias no processo de gestão por premeditar os resultados e a situação patrimonial, estruturar as atividades financeiras e realizar controles do realizado versus planejado.