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Hospitalidade e Stakeholders em Eventos. Uma Análise em Florianópolis-SC, Brasil / Hospitality and Stakeholders in Events. An Analysis in Florianópolis-SC, Brazil
 
     Hospitalidade e Stakeholders em Eventos. Uma Análise em Florianópolis-SC, Brasil / Hospitality and Stakeholders in Events. An Analysis in Florianópolis-SC, Brazil
     
     


Autor(es):
Vilkas, Ádiler Caroline


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 1 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Turismo; Hospitalidade; Hospitalidade; Stakeholders; Serviços; Festas e Eventos.


Resumo: Ádiler Caroline Vilkas - Mestre. Doutoranda em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo-SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6707856765582682. E-mail: divilkas@hotmail.com RESUMOA cidade de Florianópolis é frequentada por turistas de sol e praia e enfrenta sazonalidade fora do período do verão. Assim, os eventos que acontecem na alta temporada recebem mais turistas em relação a eventos de menor porte promovidos em outros períodos. Para entender este cenário e alcançar o objetivo de compreender as relações de hospitalidade existentes entre os stakeholders e os organizadores dos eventos Réveillon, Carnaval, Fenaostra, Festa do Divino e Boi-de-Mamão, foi utilizado o estudo de casos múltiplos conforme Yin (2010) como metodologia de pesquisa, além de observação assistemática participante conforme Dencker e Da Via (2002). Para análise dos resultados foi utilizado o método de Bardin (2011). Foram aplicadas entrevistas exploratórias com organizadores dos eventos escolhidos, bem como com stakeholders (Freeman, 1984) indicados por eles, resultando em entrevistas autogeradas. Os resultados mostraram que os stakeholders não possuem tensão entre si, mas que esta pode ocorrer; os grandes eventos possuem tantos stakeholders quanto os eventos de menor porte, tradicionais; e a hospitalidade entre os stakeholders nos eventos contribui com a alavancagem do turismo, diminuindo a sazonalidade na cidade.PALAVRAS-CHAVEHospitalidade. Stakeholders. Festas e Eventos. Florianópolis-SC, Brasil. ABSTRACTFlorianopolis is visited by tourists that look for the beach tourism, that confronts the seasonality outside the summer period. Therefore, events that happen in high season are able to receive more visitants compared to smaller events that are organized on another seasons. The research goal was to understand hospitality relations between the stakeholders and the organizers of the festivals Réveillon, Carnaval, Fenaostra, Festa do Divino and Boi de Mamão. This study was conducted by the research protocol of a multiple case study (Yin, 2010) and the participant observation. The analysis of results was made by the methods of Bardin (2011). It was applied in-depth interviews based on semi-structured script with event’s organizers, and with stakeholders nominated by them. Through the results was possible to perceive that there is no tensions between the stakeholders; greatest events as the smallest ones have the same number of stakeholders; the hospitality relations between the stakeholders contributes to the increase of the tourism in the city.KEYWORDSHospitality. Stakeholders. Festivals and Events. Florianópolis-SC, Brazil. REFERÊNCIASABEOC. (2013) Eventos movimentaram R$ 209,2 bilhões no Brasil em 2013.ABEOC. 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Porto Alegre: Bookman. Recebido: 25 SET 2016 / Avaliado:  NOV- DEZ 2016 / 2º Rodada de Avalição: AGO SET 2017 / Aceito: 6 OUT 2017