Publicações de Turismo
Nova busca:        


A PERCEPÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS EXPORTADORAS DA AMREC
 
     A PERCEPÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS EXPORTADORAS DA AMREC
     
     


Autor(es):
Zilli, Julio Cesar
Bernardino, Juliana
Neto, Roseli Jenoveva
Blauth, Wagner


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 4, n. 2 (2014): Janeiro-Junho; 352-365

Palavras-chave:
Administração; Gestão do Conhecimento


Resumo: Com a globalização e a era da tecnologia as empresas estão cada vez mais se utilizando do capital intelectual, que trata diretamente do conhecimento e habilidades exercitadas pelos seus colaboradores, para atuar nas atividades relacionadas ao mercado interno ou internacional.  Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de comércio exterior perante a Gestão do Conhecimento (GC) nas empresas exportadoras da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Quanto aos fins à pesquisa enquadrou-se como descritiva e quanto aos meios de investigação foi classificada como bibliográfica e de campo. A amostra foi composta por 10 empresas exportadoras que mantiveram relacionamento comercial com o mercado externo no período de janeiro a dezembro de 2012. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com abordagem quantitativa para conhecer a percepção dos gestores de comercio exterior em relação à identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização da Gestão do Conhecimento. Percebe-se uma sinergia desfavorável por parte dos gestores e da organização ao acompanhamento e implantação da prática de GC. Algumas barreiras como motivação e compartilhamento, relações interpessoais, apoio da estrutura e cultura organizacional estão presentes nas empresas. Para o desenvolvimento das atividades voltadas ao mercado internacional essas barreiras devem ser trabalhadas em conjunto, resultando no emprego benéfico das cinco dimensões da GC: identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização.