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Quem Acolhe aos que Acolhem? Trabalho Decente como Ethos da Hospitalidade Organizacional na Hotelaria / Who Welcomes those in Charge of Welcoming? Decent Work as an Ethos of Organizational Hospitality in Hotel Management
 
     Quem Acolhe aos que Acolhem? Trabalho Decente como Ethos da Hospitalidade Organizacional na Hotelaria / Who Welcomes those in Charge of Welcoming? Decent Work as an Ethos of Organizational Hospitality in Hotel Management
     
     


Autor(es):
Sant'Anna, Eduardo Silva
Carneiro, Juliana
Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 1 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Hotelaria; Hotel; Trabalho Decente; Decent Work; Condições de Trabalho; Working Conditions; Hospitalidade Organizacional; Organizational Hospitality.


Resumo:  RESUMOParte-se da premissa de que há um paradoxo na hospitalidade oferecida por hotéis, uma vez que ao observar a precarização do trabalho no setor, nota-se que os trabalhadores não usufruem da mesma hospitalidade preconizada na prestação de serviços. Propõe-se como objetivo deste artigo, de abordagem teórica, discutir o trabalho decente como ethos da hospitalidade organizacional, considerando as condições de trabalho na hotelaria. Esta proposta é relevante uma vez que os estudos sobre trabalho decente e o turismo são, ainda, pouco evidentes no Brasil, sobretudo em suas concatenações com a hospitalidade organizacional. A partir do método dialógico, a interlocução entre referências consultadas demonstra desdobramentos acerca de um questionamento ético sobre as condições laborais em hotéis e uma problematização teórico-bibliográfica sobre as características do trabalho decente como balizadoras da hospitalidade organizacional.PALAVRAS-CHAVETurismo; Hotelaria; Trabalho Decente; Condições de Trabalho; Hospitalidade Organizacional. ABSTRACTWe draw upon the proposition that there is a paradox in the hospitality offered by hotels, since, when observing the precariousness of work in the sector, it is noticed that workers do not benefit from the same hospitality recommended in their service provision. This essay aims to discuss decent work as an ethos of organizational hospitality, considering the working conditions in the hotel industry. This proposal is relevant since the studies on decent work and tourism are not yet in evidence in Brazil, especially in its connections with organizational hospitality. From the dialogical method, the considered bibliography demonstrates developments about an ethical questioning of working conditions in hotels and a theoretical-bibliographic problematization about the characteristics of decent work as beacons of organizational hospitality.KEYWORDSTourism; Hotel; Decent Work; Working Conditions; Organizational Hospitality. AUTORIA[1] Eduardo Silva Sant’Anna – Mestrando em Turismo. Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6289925381435173 E-mail: eduardosilvasantanna@gmail.com[1] Juliana Carneiro – Doutoranda em Turismo. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9338690635514862 E-mail: julianacarneiro@id.uff.br[1] Carolina Lescura – Doutora. Professora na Universidade Federal de Ouro Preto, Outro Preto, Minas Gerais, Brasil. Currículo:http://lattes.cnpq.br/3648839193122269. E-mail: carolina.volta@ufop.edu.br REFERÊNCIASAbramo, L. (2010). 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