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FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
 
     FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
     
     


Autor(es):
CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de
MIURA, Marcio Nakayama
RIBEIRO, Ivano


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-23

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Administração; Teoria de Usos e Gratificações; Fanpage; Hotel.


Resumo: A partir da perspectiva da teoria de Usos e Gratificações (U&G), o estudo examinou os fatores que aumentam a satisfação dos usuários de fanpages de hotéis, analisando também como a satisfação dos usuários com a fanpage afeta a intenção de visitar o hotel no futuro. Para realização da pesquisa, levou-se em consideração a emergência do conceito de marketing de mídia social, e a exposição brasileira internacional ocasionada pela hospedagem de dois mega eventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Os dados foram analisados empregando-se a modelagem de equações estruturais (SEM), com estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM – Partial Least Square – Path modelling). Os resultados indicaram que o entretenimento é o fator que mais influencia na satisfação, seguido da informação, conveniência, interação social e auto expressão. Verificou-se ainda que a satisfação dos usuários com a fanpage do hotel está positivamente associada à intenção de visitar o hotel no futuro. As implicações teóricas e práticas desses achados são discutidas, bem como sugestões para futuras pesquisas.