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A construção do olhar do turista: uma análise iconográfica a partir da revista a estrada de rodagem (1922 - 1923)
 
     A construção do olhar do turista: uma análise iconográfica a partir da revista a estrada de rodagem (1922 - 1923)
     The construction of tourist gaze: an iconographic analysis from the magazine a estrada de rodagem (1922 - 1923)
     La construcción de la mirada del turista: un análisis iconográfico de la revista a estrada de rodagem (1922 - 1923)


Autor(es):
Silva, Vania
Allis, Thiago


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 10, n. 3 (2021): set./dez.; 84-113

Palavras-chave:
História do turismo; Investigação iconográfica; Estrada de rodagem; São Paulo (Estado); História do lazer e do turismo


Resumo: Objetivo do estudo: Entender o papel da imprensa especializada no desenvolvimento do turismo, particularmente quanto à emergência do rodoviarismo no início do século XX no estado de São Paulo.Metodologia/abordagem: Investigação iconográfica, composta por análise iconográfica e interpretação iconológica (Kossoy, 2009) de imagens e textos sobre turismo, e de seu contexto, presentes na revista “A Estrada de Rodagem” (1922-1923), órgão de propaganda da Associação de Estradas de Rodagem (AER). Para embasar a interpretação iconológica, foram utilizados conceitos quanto à construção do olhar do turista (Urry & Larsen, 2011), especialmente às viagens imaginativas. Também estão presentes os referenciais que ajudam a conhecer o contexto de construção de estradas do início do século XX, período que propiciou a criação da Revista.Originalidade/Relevância: A análise de imagens da imprensa com a metodologia de Kossoy (2009) é inédita nos estudos relativos à história do turismo. Compreender o papel do turismo no processo mostra sua relevância na própria criação e consolidação de culturas rodoviárias emergentes, que, como o estudo mostra, tiveram nas narrativas (proto)turísticas parte de seu argumento.Principais resultados: Identificaram-se aspectos que, de alguma forma, ajudaram a difundir as viagens em automóvel pelas estradas paulistas recém-construídas, ao mesmo tempo que o turismo – ainda incipiente – era apontado como prática social e estratégia de comunicação. Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo aborda o conceito de viagens imaginativas aliado a uma metodologia de análise de fotografia na imprensa da década de 1920. Traz à discussão as mobilidades como categoria de análise complexa, em associação com estudos de comunicação.