Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estratégias e Tendências Gerenciais na Gestão de Academias: O Perfil dos Coordenadores e das Academias em Videira
 
     Estratégias e Tendências Gerenciais na Gestão de Academias: O Perfil dos Coordenadores e das Academias em Videira
     Strategies and Management Trends in Management of Academies: The Profile of the Coordinators and Academies in Vine
     


Autor(es):
Lima, Jonas de
Bordignon, Jaisson
Zago, Ederlei Aparecida
Bondan, Luiz Eduardo


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 7, n. 1 (2018): Janeiro - Abril; 106-126

Palavras-chave:
Gestão de Academia; Atendimento; Qualidade do Serviço; Gestão de Academias; Estratégias gerenciais de academias; Perfil de Coordenadores de Academias;


Resumo: O mercado de academias vem crescendo rapidamente e necessita de uma gestão profissional. Essa evolução acontece em diversos segmentos dos negócios, apontando estratégias e tendências administrativas voltadas para o cliente, excelência no atendimento e qualidade do serviço (Saba, 2012). O estudo buscou conhecer as aptidões e recursos gerenciais das academias em Videira SC, identificando o perfil dos coordenadores. Caracterizando-se como pesquisa qualitativa e quantitativa. O Instrumento de coleta foi uma entrevista composta por 32 perguntas. A coleta foi realizada junto com 5 coordenadores das academias registradas no CREF-SC. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva. O perfil dos coordenadores, com média de idade de 39 anos, é caracterizado por serem 80% masculinos e proprietários. Formados em Educação Física, porém sem especialização na área. As academias apresentam média de 440 alunos, sendo 46,59% Adultos; 39,28% <18 anos; e 14,13% idosos. Destes, 53,10% buscam estética, 33,24% Saúde e 13,66% rendimento. Os coordenadores têm a percepção de que o Atendimento e Qualidade do Serviço são os fatores críticos para o sucesso. Não é oportunizado feedback aos clientes. Das academias, 80% não apresentam Missão, Visão, Valores e Objetivos; 80% não envolve a equipe na formulação dos procedimentos; 80% não tem programa de recompensa; 100% realizam integração; 100% procuram profissionalismo em seus colaboradores; 60% realizam reuniões regulares. A ferramenta de marketing mais utilizada é a Internet. Conclui-se que a Gestão das academias de Videira precisa evoluir no aspecto profissional, necessitando de especialização dos gestores, e foco em estratégias e ações direcionadas ao cliente.