Publicações de Turismo
Nova busca:        


Experiência Turística em Destino Histórico no Nordeste Brasileiro sob o Viés de Destino Turístico Inteligente / Touristic Experience in a Historic Destination at Northeast of Brazil under Smart Destination Conception
 
     Experiência Turística em Destino Histórico no Nordeste Brasileiro sob o Viés de Destino Turístico Inteligente / Touristic Experience in a Historic Destination at Northeast of Brazil under Smart Destination Conception
     
     


Autor(es):
Santos, Saulo Ribeiro dos
GÂNDARA, JOSÉ MANOEL GONÇALVES


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 2 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais /Turismo; Turismo. Tourism. Turista. Tourists. Destino Turístico Inteligente. Smart Destination. Experiência. Experience. São Luís-MA, Brasil. Brazil.


Resumo: RESUMOTrata-se de um estudo baseado em orientações de projeto de pesquisa sobre destino turístico inteligente, de diversas universidades da Espanha, no qual objetiva-se analisar a percepção dos turistas com relação a suas experiências em São Luís, Maranhão. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, descritivo, bibliográfico e documental. Utilizou-se como base o questionário do projeto espanhol, aplicando o mesmo entre os meses de janeiro a abril de 2017. Mediante tais dados, os resultados apontam que os turistas entrevistados percebem que a cidade de São Luís possui relevante valor patrimonial, além de que, algumas das dimensões identificadas, apontam como necessário maior investimento, principalmente no âmbito tecnológico, para que a experiência dos visitantes seja melhor. Observou-se que São Luís, enquanto capital e destino indutor no Estado do Maranhão, em determinados aspectos possui infraestrutura quanto aos pilares de um destino turístico inteligente, mas é fundamental que haja diretrizes públicas e privadas, para que a cidade esteja de acordo com as premissas do projeto espanhol quanto a um destino turístico inteligente.PALAVRAS-CHAVETurismo. Turista. Destino Turístico Inteligente. Experiência. São Luís-MA, Brasil. ABSTRACTThis study is based on guidelines of a research project about the smart destination from several universities in Spain. The objective is to analyze tourists’ perceptions regarding their experiences in São Luís, Maranhão, Brazil. Methodologically, this is an exploratory, descriptive, bibliographic and documentary study. The Spanish questionnaire of the project was used as a base, applying the same between January and April of 2017. The results indicate that the tourists interviewed perceive the city of São Luís as significant heritage value, besides in some identified dimensions, point out aspects that needed greater investment, mainly in technological scope so that the visitors' experience will be even better. It was observed that São Luís as capital and destination in the State of Maranhão has structure regarding smart destination pillars, but it is fundamental public and private guidelines so that the city will be in agreement with the Spanish project premises to a smart destination.KEYWORDSTourism. Tourists. Smart Destination. Experience. São Luís-MA, Brazil. AUTORIASaulo Ribeiro dos Santos – Doutor. Professor Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6334574563260950. E-mail: saulosantosma@uol.com.brJosé Manoel Gonçalves Gândara – Doutor. Professor nos Programas de Mestrado em Turismo e Mestrado e Doutorado em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2820622668034670. REFERÊNCIASAndreu, L.; Arce, R. & Klein, P. (2014). Promoción y comercialización de destinos turísticos. In: Flores Ruiz, D. (org.). Manual de gestión de destinos turísticos. Valencia: Tirant Humanidades.Ávila Muñoz, A. L. de & García Sánchez, S. (2015). Destinos turísticos inteligentes.  Economía industrial, 395, 61-69. LinkBaidal, J. A. I.; Monzonís, F. J. S. & Sánchez, D. G. (2016). Gestión turística y tecnologías de la información y la comunicación (TIC): el nuevo enfoque de los destinos inteligentes. Documents d'Anàlisi Geogràfica, 62(2), 327-346. LinkBaggio, R. & Del Chiappa, G. (2014). Real and virtual relationships in tourism digital ecosystems. Information Technology and Tourism, 14(1), 3-19. LinkBlanco, F.J.H. (2015). Libro Blanco de los destinos turisticos inteligentes. Madrid: Lid.Boes, K.; Buhalis, D. & Inversini, A. (2016). Smart tourism destinations: ecosystems for tourism destination competitiveness. International Journal of Tourism Cities, 2(2), 108-124. LinkBrown, M. (2015). Visa global travel intentions study. Executive Summary. LinkBuhalis, D. (2015). Working definitions of smartness and smart tourism destination.  Buhalis Blog, february, 10. LinkBuhalis, D. & Amaranggana, A. (2014). Smart Tourism Destinations. In: Xiang, Z. & Tussyadiah, I. (orgs.). Information and communication technologies in tourism. Heidelberg, Germany: Springer.Buhalis, D. & Costa, C. (orgs.). (2006). Tourism management dynamics. Butterworth: Heinemann.Cànoves, G.; Villarino, M. & Blanco Romero, A. (orgs.). (2014). Turismo de interior: renovarse o morir. Estrategias y productos en Catalunya, Galicia y Murcia. Valencia: Universitat de València.Caragliu, A.; Del Bo, C. F. & Nijkamp, P. (2009). Smart cities in Europe. Amsterdam: University Amsterdam.Del Chiappa, G. & Baggio, R. (2015). Knowledge transfer in smart tourism destinations: Analyzing the effects of a network structure. Journal of Destination Marketing & Management. 4(3), 145-150. LinkDencker, A. de F. M. (2007). Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura.Flores, L. C. S. & Mendes, J. C. (2014). Perspectivas do destino turístico: repensando o sentido do conceito. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 222-237.LinkFraiz Brea, J. A. (2015). La constante evolución del turismo: innovación, tecnología, nuevos productos y experiências. Pasos, 13(4), 739-740. LinkFramke, W. (2002). The destination as a concept: a discussion of the business-related perspective versus the social-cultural approach in Tourism Theory. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 2(2), 92-108. LinkGândara, J.M.G (2008). A imagem dos destinos turísticos urbanos. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, 16, 1-22. LinkGarcía Hernández, M. (2003). Turismo y conjuntos monumentales: capacidad de acogida turística y gestión de flujos de visitantes. Valencia: Tirant lo Blanch.Global Social Media (2016). Digital Yearbook. LinkGretzel, U., Werthner, H., Koo, C. & Lamsfus, C. (2015). Conceptual foundations for understanding smart tourism ecosystems. Computers in Human Behavior, 50, 558-563. LinkHjalager, A. M. (2010). A review of innovation research in tourism. Tourism Management. 31(1), 1-12. LinkInvat-tur (2015). Destino turístico inteligente. Manual operativo para la configuracion de detinos turisticos inteligentes. Valencia: Agència Valenciana del Turisme. LinkJensen, R. (1999). The dream society: how the coming shift from information to imagination will transform your business. New York: McGraw-Hill.Laville, C. & Dionne, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Ufmg.Liberato, P.M. da C., González, M.E.A. & Liberato, D. F. de A. (2016). A importância da tecnologia num destino turístico inteligente: o caso do Porto. Proceedings... XIX Congreso AECIT, Tenerife LinkLim, W. (2010). The effects of social media networks in the hospitality industry. Master of Hospitality Administration. Las Vegas: University of Nevada.Maranhão, Governo do Estado (2012). Plano estratégico de turismo do estado do Maranhão (Plano Maior 2020 - Relatório Final). São Paulo: Chias Marketing.Maranhão, Governo do Estado. (2017). Blitz do turismo. LinkMaranhão (2017). Observatório do Turismo do Maranhão. Pesquisa de demanda turística alta temporada.Marujo, N. (2008). A internet como novo meio de comunicação para os destinos turísticos: o caso da ilha da Madeira. Turismo em Análise, 19(1), 25-42. LinkMistilis, N., Buhalis, D.; Gretzel, U. (2014). Future edestination marketing: perspective of an Australian tourism stakeholder network. Journal of Travel Research, 53(6), 778-790. LinkOMT - Organização Mundial do Turismo (1993). Guía para administradores locales: desarrollo turístico sostentible. Madrid: OMT.Pascarella, R. & Fontes Filho, J.R. (2010). Competitividad de los destinos turísticos: modelo de evaluación basado en las capacidades dinámicas y sus implicancias en las políticas públicas. Estudios y Perspectivas en Turismo, 19(1), p. 1-17. LinkPollach, I. (2006). Electronic word of mouth: a genre analysis of product reviews on consumer opinion web sites. Proceedings… 39th Hawaii International Conference on System Sciences. LinkSahin, G. G. & Sengun, G. (2015). The effects of social media on tourism marketing: a study among university students. Management and Administrative Sciences Review, 4(5), 772-786. LinkSantos, S. R. (2015). Paisagem solidária: indicadores de sustentabilidade urbana em área turística funcional do centro histórico de São Luís, Maranhão. Tese. Doutorado em Gestão Urbana, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba-PR.Santos, S. R. dos; Souza Neto, V. R. de; Pereira, L. R. S.; Gândara, J. M. G. & Silva, S. R. X. (2016). Destino turístico inteligente: acessibilidade no centro histórico de São Luís – Maranhão, um estudo sobre a reputação online no TripAdvisor. Marketing & Tourism Review, 1(2), 1-27. LinkSegittur (2015). Smart destination: informe destinos turísticos inteligentes. Construyendo el futuro. Madrid.Souza, V. da S., Varum, C. M. A. & Eusébio, C. (2017). O potencial da gamificação para aumentar a competitividade dos destinos turísticos: revisão de literatura baseada na Scopus. Turismo em Análise, 28(1), 91-111. LinkThomaz, G.M.; Biz, A.A.; Bettoni, E.M. & Pavan, C.S. (2015). Modelo de monitoreo de las redes sociales para orientar en la toma de decisiones de las Destination Management Organizations. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 9(2), 196-220. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 11 ABR 2018; Avaliado: MAI-AGO; Aceito: 8 ABR 2019