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SUSTENTABILIDADE COMO TEMA PROPULSOR DO ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS NA MÍDIA SOCIAL/SUSTAINABILITY AS A USERS ENGAGEMENT PROMOTER IN SOCIAL MEDIA
 
     SUSTENTABILIDADE COMO TEMA PROPULSOR DO ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS NA MÍDIA SOCIAL/SUSTAINABILITY AS A USERS ENGAGEMENT PROMOTER IN SOCIAL MEDIA
     
     


Autor(es):
Soares, João Coelho
Sarquis, Aléssio Bessa
Soares, Thiago Coelho
Guerra, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 14, n. 1 (2020): Jan-Jul 2020; 40-58

Palavras-chave:
Administração; marketing; marketing digital


Resumo: As mídias sociais online são canais de marketing utilizados por empresas na divulgação de suas práticas de sustentabilidade. O estudo analisou o engajamento de usuários de mídias sociais nas postagens com tema sustentabilidade de empresas da carteira ISE da BM&FBOVESPA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa e descritiva, que utilizou como objeto de estudo 34 empresas da carteira ISE - Índice Sustentabilidade Empresarial. Foram coletados dados de 2.232 publicações em três mídias sociais (935 no Facebook, 1.135 no Twitter e 162 no Youtube). Os resultados mostram um panorama da presença das empresas da carteira ISE nas mídias sociais analisadas, incluindo as mídias sociais mais utilizadas e a frequência de publicação de conteúdo sobre sustentabilidade. O estudo revelou haver diferença estatística significativa no engajamento dos usuários quando a publicação aborda do tema sustentabilidade; que o engajamento dos usuários é maior nessas postagens, tanto em termos de dislikes, views como comments. O estudo contribuiu para ampliar a compreensão sobre o tema no contexto das empresas da carteira ISE e para identificar diferença estatística no envolvimento dos usuários em função do tema das publicações.