Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, Vol. 11, Single Issue (2021): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism in times of COVID-19” ; 1-12
Palavras-chave:
Personalidade Pró-ativa; Locus de Controle; Comportamento Inovador do Trabalho; Engajamento no Trabalho; Empregados de Alimentos e Bebidas
Resumo: O objetivo do estudo é testar o efeito mediador do engajamento no trabalho sobre o efeito de traços de personalidade proativos e locus de controle sobre comportamentos empresariais inovadores. Um estudo de campo foi realizado e os dados foram coletados através da técnica de levantamento a fim de analisar a nível empírico o modelo de equação estrutural criado para este fim. O universo da pesquisa é formado por empregados que prestam serviços em departamentos de alimentos e bebidas de empresas hoteleiras, onde atividades complexas e complicadas são desenvolvidas, exigindo uma grande necessidade de mão-de-obra qualificada. De acordo com os resultados obtidos nos resultados da pesquisa aplicada aos empregados que prestam serviços no departamento de alimentos e bebidas dos hotéis localizados na província de Antalya, que é um dos destinos turísticos mais importantes da Turquia, as características de personalidade proativa dos Empregados e seu nível de comprometimento afetam positivamente sua tendência de mostrar um comportamento empreendedor inovador; a personalidade pró-ativa e o local de controle interno tiveram um efeito positivo e significativo no engajamento no trabalho; entretanto, o efeito mediador do locus de controle externo sobre o comportamento empresarial inovador não foi detectado como significativo.