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Intenção de Comportamento em Adotar a Aplicação IRCTC para o Serviço de Reserva de Bilhetes Ferroviários: um estudo de caso com consumidores de Goa (Índia)
 
     Intenção de Comportamento em Adotar a Aplicação IRCTC para o Serviço de Reserva de Bilhetes Ferroviários: um estudo de caso com consumidores de Goa (Índia)
     Behavior Intention to Adopt IRCTC Application for Railway Ticket Reservation Service: a case study of Goan consumers (India)
     Intención de Comportamiento para Adoptar la Aplicación de IRCTC para el Servicio de Reserva de Billetes de Tren: Un Estudio De Caso De Los Consumidores De Goa


Autor(es):
Castanha, Jick
Prabhu, Mayuri
Kizhakanveatil Bhaskaran Pillai, Subhash
Indrawati
PIMENTEL, Thiago Duarte


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, Vol. 11, Single Issue (2021): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism in times of COVID-19”

Palavras-chave:
Aplicação IRCTC; UTAUT2; Intenção de Comportamento; Adoção de Tecnologia; Companhia Indiana de Transportes Ferroviários, Turismo e Restauração.


Resumo: A última década testemunhou um aumento no uso da Internet que levou ao aumento do uso de smartphones com várias aplicações desenvolvidas para facilitar a vida das pessoas, resultando em mudanças dinâmicas no estilo de vida das pessoas. Uma dessas mudanças dinâmicas ocorridas na Índia é na área de transporte, especialmente na aplicação de viagens ferroviárias iniciada pela Indian Railways, ou seja, o portal da Companhia Indiana de Transportes Ferroviários, Turismo e Restauração (CITFTR) [Indian Railway Catering and Tourism Corporation (IRCTC)]. O presente documento tenta identificar a razão pela qual as pessoas consideram a aplicação IRCTC como a aplicação mais confiável. O modelo foi proposto adotando os fatores da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (TUAUT) [Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT2)] juntamente com um acréscimo de confiança percebida como um fator influenciador. Os dados de 193 questionários utilizáveis foram coletados de Goa e foram testados em relação ao modelo de pesquisa. O resultado indicou que o hábito, a motivação hedônica, a expectativa de desempenho e a confiança percebida foram os principais preditores da intenção de adotar e usar a aplicação IRCTC. O modelo proposto foi capaz de explicar 65% de variação na intenção de comportamento. Também foi constatado que a renda modera a relação entre a condição facilitadora e a intenção de comportamento. O estudo também fornece uma visão valiosa para a administração melhorar a aplicação do IRCTC a fim de motivar os clientes a adotar e usar continuamente os serviços desta aplicação. Palavras-chave: Aplicação IRCTC; UTAUT2; Intenção de Comportamento; Adoção de Tecnologia; Companhia Indiana de Transportes Ferroviários, Turismo e Restauração.