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A COMENSALIDADE NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NOS ESTADOS DO MARANHÃO E RIO GRANDE DO SUL COMO VEÍCULO DE SOCIABILIDADE
 
     A COMENSALIDADE NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NOS ESTADOS DO MARANHÃO E RIO GRANDE DO SUL COMO VEÍCULO DE SOCIABILIDADE
     COMMENSALITY IN DIVINO ESPÍRITO SANTO PARTY AT MARANHÃO AND RIO GRANDE DO SUL STATES AS A VEHICLE OF SOCIABILITY
     


Autor(es):
Gomes, Cristiane Mesquita
Santos, Saulo Ribeiro dos


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 14 n. 02 (2020): CULTUR, Ano 14, n. 02, Nov (2020)

Palavras-chave:


Resumo: A comensalidade faz parte do dia a dia dos sujeitos como forma de sociabilidade, troca, manutenção de práticas culturais e religiosas, indistintamente às origens étnicas e desde sempre. Assim, objetiva-se neste estudo compreender a comensalidade em suas nuances e sua relevância na Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara (Maranhão) e Criúva (Rio Grande do Sul) enquanto acolhimento presente na festa. Para tanto, utilizou-se de método etnográfico para estudar o fenômeno da comensalidade que se evidencia na Festa do Divino Espírito Santo, após conhecer duas festas em Estados diferentes, Maranhão e Rio Grande do Sul, compreendendo os costumes destes lugares e de suas respectivas festas, suas crenças e tradições passadas por gerações para manutenção de uma prática cultural secular. Foi por meio do método etnográfico que a intimidade com esses costumes nos dois estados, extremamente antagônicos em práticas culturais, que foi possível conhecer as similaridades e peculiaridades das festas perscrutando intimamente essas particularidades com os festeiros e componentes do ritual de louvor ao Divino. A etnografia mediou algumas conclusões como a percepção sobre o fato de a comensalidade ser uma constante nas festas e trazendo à luz as duas festas, por se assemelharem na fartura dos alimentos, diversidade deles e na forma de receber o visitante ou o brincante sempre com um prato de comida.