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Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
 
     Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
     
     


Autor(es):
Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues
da Cunha, Edileuza Lobato
Farias, Fernanda de Souza
Flores, Luiz Carlos da Silva


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas, Turismo; Turismo; Tourism; Imagem do Destino; Destination Image; Publicações Científicas; Scientific Publications; Artigos Internacionais; International Articles.


Resumo: RESUMODesde o surgimento da Internet e o efeito da globalização, a promoção dos destinos turísticos tem chamado atenção de empresários e estudiosos, devido à alta competitividade. Entender como influenciar os turistas, com uma imagem favorável e competitiva do destino, tem sido um dos principais esforços dos profissionais de marketing e dos pesquisadores da área. Por perceber a necessidade de estudos mais aprofundados nesse campo, essa pesquisa buscou analisar e entender 93 publicações internacionais, sobre a imagem de destinos turísticos na Plataforma Ebsco Host, visando também dar sequência aos estudos literários e bibliométricos de Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos e Souza (2014) e Scalabrini, Remoaldo e Lourenço (2015). Trata-se de uma pesquisa de carácter bibliográfico, com finalidade descritiva e com abordagem quantitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa percebeu que a produção sobre a imagem de destinos turísticos é recente, pois verificou-se fragilidades e lacunas nos objetos, na construção da metodologia e nas dimensões básicas e conceituais da imagem.  PALAVRAS-CHAVETurismo; Imagem do Destino; Publicações Científicas; Artigos Internacionais. ABSTRACTSince the emergence of the Internet and the effect of globalization, the promotion of tourist destinations has attracted the attention of entrepreneurs and scholars, due to the high competitiveness. Understanding how to influence tourists, with a favorable and competitive image of the destination, has been one of the main efforts of marketing professionals and researchers in the area. Perceiving the need for more in-depth studies in this area, this research sought to analyze and understand 93 international publications on the image of tourist destinations on the EBSCO Host Platform, also aiming to continue the studies literary and bibliometric by Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos and Souza (2014) and Scalabrini, Remoaldo and Lourenço (2015). It is a bibliographic research, with descriptive purpose and with a quantitative approach. As for the results, the research realized that the production on the image of tourist destinations is recent, found weaknesses and gaps in the objects, in the construction of the methodology and in the basic and conceptual dimensions of the image.KEYWORDSTourism; Destination Image; Scientific Publications; International Articles. AUTORIAPaula Cristina Pereira Rodrigues Chaves – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4364614245822148. E-mail: paularodrigues.am@gmail.comEdileuza Lobato da Cunha – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6575691738538876. E-mail: ueaedileuza@gmail.comFernanda de Souza Farias - Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8238570751492715. E-mail: nandasfaias@hotmail.comLuiz Carlos da Silva Flores – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7475083040381574. E-mail: luiz.flores@univali.br REFERÊNCIASAlves, F. M. (2003). Avaliação da Qualidade do Espaço Público Urbano. Coimbra: Dinalivro.Baloglu, S. E., & Mccleary, K. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. LinkBignami, R. V. (2002). 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