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‘Coisas-A-Saber’ no Turismo: Reflexões sobre o Conceito de Segmentação / ‘Things-to-know’ in Tourism: Reflections on the Concept of Segmentation
 
     ‘Coisas-A-Saber’ no Turismo: Reflexões sobre o Conceito de Segmentação / ‘Things-to-know’ in Tourism: Reflections on the Concept of Segmentation
     
     


Autor(es):
Tadioto, Mateus Vitor
de Campos, Luciene Jung


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Turismo; Turismo; Tourism; Análise do Discurso; Discourse Analysis; Produção Científica; Scientific Production; Segmentação; Segmentation.


Resumo: RESUMOContribuir com a produção acadêmica em Turismo é ir além de sistematizá-la ou buscar validar, a partir de uma formulação teórica, ocorrências observadas empiricamente. O processo de produção do conhecimento deve também problematizar aquilo que já está posto como saber estabilizado, propondo outras interpretações possíveis. Com base nesse entendimento propõe-se como objetivo, neste artigo de teor ensaístico, uma revisão crítica sobre as bases teóricas que fundamentam a noção de segmentação no quadro conceitual do Turismo. Metodologicamente, tal reflexão é feita a partir do referencial teórico da análise do discurso pecheutiana. Considerando os achados resultantes da articulação entre revisão bibliográfica sobre a segmentação e os conceitos discursivos de coisas-a-saber, forma-sujeito e pré-construído, formularam-se três pontos-chave para a problemática em questão, quais sejam, a forma-sujeito do discurso acerca da segmentação, a questão conceitual de entendimento do produto e a lógica disjuntiva da segmentação turística. Tais pontos-chave permitem assinalar a lógica disjuntiva que permeia o processo de construção de segmentos como uma prática prioritariamente administrativa/gerencial, que remete a uma acepção mercadológica do Turismo, ainda sem uma sustentação conceitual que a fundamente.PALAVRAS-CHAVETurismo; Análise do Discurso; Produção Científica; Segmentação. ABSTRACTTo contribute to academic production in Tourism, it is necessary to go beyond theoretical systematizations or validations based on empirical observations. The knowledge production process must also problematize what is already established as stabilized knowledge, proposing other possible interpretations. Based on this understanding, the objective of this essay is to provide a critical review of the theoretical bases that support the notion of segmentation in the conceptual framework of tourism. Methodologically, such reflection is made from the theoretical framework of the analysis of the Pecheutian discourse. Considering the findings resulting from the articulation between bibliographic review on segmentation and the discursive concepts of things-to-know, subject-form, and pre-built, three key points were formulated for the issue in question, namely, the form-subject of discourse about segmentation, the conceptual question of understanding the product and the disjunctive logic of tourist segmentation. These key points make it possible to point out the disjunctive logic that permeates the process of building segments as a primarily administrative/managerial practice, which refers to a marketing meaning of Tourism, even without conceptual support that underlies it.KEYWORDSTourism; Discourse Analysis; Scientific Production; Segmentation.AUTORIAMateus Vitor Tadioto – Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5846-3946 E-mail: mateus.tadioto@gmail.comLuciene Jung de Campos – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7427-742X  E-mail: ljungdecampos@gmail.com REFERÊNCIASAcerenza, M.  A.  (1987). Administración del Turismo:  planificación y dirección.  México: Trillas. Ansarah, M. G. dos R. & Panosso Neto, A. (2010). 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