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International Entrepreneurship and the Impacts of Catastrophes on the Tourism Sector / Empreendedorismo Internacional e os Impactos das Catástrofes no Setor de Turismo
 
     International Entrepreneurship and the Impacts of Catastrophes on the Tourism Sector / Empreendedorismo Internacional e os Impactos das Catástrofes no Setor de Turismo
     
     


Autor(es):
Correia, Adriana Mirely Silva Spindola
Pereira, Yákara Vasconcelos


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Especial Covid-19 [2021]

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Tourism; Turismo; International Entrepreneurship; Empreendedorismo Internacional; Catastrophe; Catástrofe; Disaster; Desastre; Covid-19.


Resumo: ABSTRACTHumanity experiences the catastrophic effects of the Covid-19 pandemic. In view of this scenario, studies are needed to understand the impacts of catastrophes in the most varied dimensions. The tourism sector emerges as one of the most affected economic segments when disasters occur. For companies in the sector that operate globally, the consequences influence the actions of international entrepreneurs. This study aims to conduct a theoretical discussion of the relationship between catastrophe impacts in the tourism sector and international entrepreneurship. From this purpose, impacts of catastrophes on the tourism sector are identified, as well as the reactions of international entrepreneurship in this context. Therefore, from the literature, impacts of catastrophes on the tourism sector are observed, as in the case of the crisis in the hotel sector. In addition, it results in the main reactions of entrepreneurs in the face of catastrophes.KEYWORDSTourism; International Entrepreneurship; Catastrophe; Disaster; Covid-19. RESUMOA humanidade vivencia os efeitos catastróficos da pandemia Covid-19. Diante desse cenário, tornam-se prementes estudos para compreender os impactos de catástrofes nas mais variadas dimensões. O setor do turismo desponta como um dos segmentos econômicos mais afetados quando ocorrem desastres. Para as empresas do setor que atuam globalmente, as consequências influenciam as ações dos empreendedores internacionais. Este estudo possui o objetivo de realizar uma discussão teórica da relação entre impactos de catástrofes no setor de turismo e empreendedorismo internacional. A partir desse propósito, foram identificados impactos de catástrofes no setor de turismo, bem como as reações do empreendedorismo internacional frente a esse contexto. Assim sendo, a partir da literatura observou-se impactos de catástrofes no setor de turismo, a exemplo da crise no setor hoteleiro. Ademais, tem-se como resultado as principais reações dos empreendedores frente às catástrofes.PALAVRAS-CHAVETurismo; Empreendedorismo internacional; Catástrofe; Desastre; Covid-19. AUTORIAAdriana Spindola Correia – Especialista. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6016988900099481. E-mail: adriana.spindola.correia@gmail.comYákara Vasconcelos Pereira – Doutora. Docente no Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3420201580418099. E-mail: yakara.pereira@ufpe.br REFERÊNCIASAlmeida, K. S. (2021). O futuro dos museus – A virtualização dos museus no cenário pandêmico. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2(2), 5. 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