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Educação Ambiental em Iniciativas de Turismo de Base Comunitária: Uma Congruência para Inovação Social / Environmental Education in Community-Based Tourism Initiatives: A Congruence for Social Innovation
 
     Educação Ambiental em Iniciativas de Turismo de Base Comunitária: Uma Congruência para Inovação Social / Environmental Education in Community-Based Tourism Initiatives: A Congruence for Social Innovation
     
     


Autor(es):
Batista, Leonardo Ferreira
de Santana, Juliana Cardoso
Brito, Stephanie Freire
Correia, Suzanne Érica Nóbrega
Maracajá, Kettrin Farias Bem


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo e Administração e Turismo; Turismo de Base Comunitária; Community-based Tourism; Educação Ambiental; Environmental Education; Inovação Social; Social Innovation; Desenvolvimento Sustentável; Sustainable Development; Transformação Social; Social Transformation.


Resumo: RESUMOA literatura aponta proximidade teórica entre o Turismo de Base Comunitária [TBC], uma modalidade de turismo planejada, gerida e praticada na/pela comunidade, e a Inovação Social [IS], que se reflete em esforços coletivos para solução de problemas sociais. Nesse campo, a Educação Ambiental [EA] merece atenção. Quando realizada no TBC, a EA promove ações que partem dos atores da base [bottom-up], voltadas ao desenvolvimento local sustentável e à consequente transformação social, alvo da IS. Para discutir esse percurso, realizou-se uma revisão da literatura com o objetivo de articular as dimensões dos construtos apresentados. Resultados demonstram que há uma congruência de objetivos e possibilidade simultânea de aplicações dos processos no sentido de emancipar atores sociais e capacitá-los na racionalização de recursos e geração de benefício socioeconômico. Conclui-se que a relação entre os construtos desperta uma alternativa relevante para pesquisas.PALAVRAS-CHAVETurismo de Base Comunitária; Educação Ambiental; Inovação Social; Desenvolvimento Sustentável; Transformação Social. ABSTRACTThe literature points out theoretical proximity between Community-Based Tourism [CBT], a type of tourism planned, managed, and practiced in/by the community, and Social Innovation [SI], which is reflected in collective efforts to solve social problems. In this field, Environmental Education [EE] deserves attention. When carried out at the CBT, EE promotes bottom-up actions that start from the base actors, aimed at sustainable local development and the consequent social transformation, target of the SI. To discuss this path, a literature review was carried out to articulate the dimensions of the constructs presented. Results demonstrate that there is a congruence of objectives and the simultaneous possibility of applications of the processes to emancipate social actors and enable them to rationalize resources and generate socioeconomic benefits. It is concluded that the relationship between the constructs awakens a relevant alternative for research.KEYWORDSCommunity-based Tourism; Environmental Education; Social Innovation; Sustainable Development; Social Transformation. AUTORIALeonardo Ferreira Batista – Mestre. Doutorando em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/5104264483857197. E-mail: leonardofb.leo@gmail.comJuliana Cardoso de Santana – Mestra em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5635410340040195. E-mail: liannacg1@gmail.comStephanie Freire Brito – Bacharela. Mestranda em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0560568378114790. E-mail: stephaanieb@hotmail.comSuzanne Érica Nóbrega Correia – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Pública, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0431849242809370. E-mail: suzanne.enc@gmail.comKettrin Farias Bem Maracajá – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5398977630029480. E-mail: kettrin@gmail.com REFERÊNCIASAbad, A. G., & Ezponda, A. G. (2019). Recursos y dilemas de la innovación social: un concepto problemático. RES - Revista Española de Sociología 28(3), 135-150. LinkAnglada, S. E. (2016). From social innovation to the solidarity-based economy: key practices for the development of public policies. CIRIEC Espana Revista de Economia Publica Social y Cooperativa, 88, 200-230. 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