Publicações de Turismo
Nova busca:        


Memória Afetiva Alimentar: Um Conceito para o Desenvolvimento de Experiências para o Turismo Gastronômico / Food Affective Memory: A Concept for the Development of Experiences in Gastronomic Tourism
 
     Memória Afetiva Alimentar: Um Conceito para o Desenvolvimento de Experiências para o Turismo Gastronômico / Food Affective Memory: A Concept for the Development of Experiences in Gastronomic Tourism
     
     


Autor(es):
Sartori, Anderson
Cruz, Rosana Arruda
Tricarico, Luciano


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo; Tourism; Gastronomia; Gastronomy; Turismo Gastronômico; Gastronomic Tourism; Memória Afetiva Alimentar; Affective Food Memory.


Resumo: RESUMOA alimentação envolve uma diversidade de preparos e formas de servir, compondo a identidade cultural dos sujeitos. O turismo gastronômico possibilita vivências alimentares e pode contribuir à rememoração de experiências passadas, com o conceito de memória afetiva alimentar. O artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de aplicação do conceito de memória afetiva alimentar aos destinos turísticos gastronômicos. A pesquisa é exploratória, qualitativa, bibliográfica nas bases de dados em turismo e outras áreas do conhecimento e com análise de conteúdo. O conceito de memória afetiva alimentar é uma das contribuições deste trabalho, com possibilidades de valorização e preservação das culturas e memórias locais através do turismo gastronômico, que pode ser potencializado com o planejamento da restauração vinculado às experiências com a memória afetiva alimentar. As necessidades e expectativas no turismo precisam ser analisadas com as memórias individuais e coletivas como constructos.PALAVRAS-CHAVETurismo; Gastronomia; Turismo Gastronômico; Memória Afetiva Alimentar. ABSTRACTFood involves culinary practices and ways of serving, contributing to the cultural identity. Gastronomic tourism makes food experiences possible, and it can contribute to past experiences recollection with the affective food memory concept. The article aims to analyze the possibilities of applying the concept of affective food memory in gastronomic tourist destinations. The research is qualitative, exploratory, bibliographical in databases in tourism and other areas of knowledge and with content analysis. The concept of affective food memory is one of the contributions of this work, with possibilities for valuing and preserving local cultures and memories through gastronomic tourism which can be enhanced with restoration planning linked to experiences with affective food memory. The needs and expectations in tourism are to be analyzed with individual and collective memories as constructs. (Tradução: Jaqueline de Paulo, Nelle/Univali).KEYWORDSTourism; Gastronomy; Gastronomic Tourism; Affective Food Memory. AUTORIAAnderson Sartori – Doutor. Professor no Instituto Federal Catarinense, Sombrio, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://orcid.org/0000-0003-0631-8928 E-mail: anderprof@hotmail.comRosana Arruda Cruz – Doutora. Professora Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6462898020467167Luciano T. Tricarico – Doutor. Professora Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9420174776726570 REFERÊNCIASAngnes, D. E., & Moyano, C. A. M. (2013). Atributos de escolha em serviços de restaurantes: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(2), 317-336. LinkBarbosa, M. L. A., & Farias, S. A. (2012). Em busca de uma experiência extraordinária em serviços de restaurante. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 4(3), 440-454. LinkBardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: 70.Beber, A., & Gastal, S. (2017). Turismo gastronômico, cultura e comida de festa. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 30, 58-71. LinkBoniface, P. (2003). Tasting tourism: Travelling for food drink. Aldershot: Ashgate.Bogado, A. M., & Freitas, D. (2016). A reconstrução de memórias da alimentação na formação inicial de professores de ciências: um reencontro com saberes, sabores, aromas e afetos. Educação Temática Digital, 18(3), 670-689. LinkBortnowska, K., & Alberton, A. (2015). Comida local y memoria gustativa el Tirolerfest de Treze Tílias (Brasil). Estudios y Perspectivas en Turismo, 24(3), 736-754. LinkBosi, E. (1993). A pesquisa em memória social. Psicologia USP, 4(1-2), 277-284. LinkCabrera, S. (2013). Marketing gastronómico. La experiencia de convertir el momento del consumo en un recuerdo memorable. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, (45), 165-174. LinkCastro, H. C., Maciel, M. E., & Maciel, R. A. (2016). Comida, cultura e identidade: conexões a partir do campo da gastronomia. Ágora, 18(1), 18-27. LinkCuevas-Ávarez, M. C., Pérez-Mendoza, M., & Pecero-Covarrubias, E. (2018). Preservación de la herencia cultural a través del turismo gastronómico. Hitos de Ciencias Económico Administrativas, 24(68), 177-189. LinkFerro, R. C., & Rejowski, M. (2018). Produção científica no campo da gastronomia: em busca de uma configuração. Revista Turismo - Visão e Ação, 20(3), 500-515. LinkGuan, J., & Jones, D. L. Tourists’ heterogeneous preferences. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 20(4), 416-434. LinkHelkkula, A. (2011). Characterizing the concept of service experience. Journal of Service Management, 22(3), 367-389. LinkHenderson, J. C. (2009). Food tourism reviewed. British Food Journal, 111(4), 317-326. LinkHolbrook, M. B., & Schindler, R. M. (2003). Nostalgic bonding: exploring the role of nostalgia in the consumption experience. Journal of Consumer Behavior, 3, 107-127. LinkBjörk, P., & Kauppinen-Räisänen, P. B. H. (2014). Culinary-gastronomic tourism – a search for local food experiences. Nutrition & Food Science, 44(4), 294-309. LinkKeinan, A., & Kivetz, R. (2011). Productivity orientation and the consumption of collectable experiences. Journal of Consumer Research, 37(6), 935-950. LinkKim, Y. G., Suh, B. W., & Eves, A. (2010). The relationships between food-related personality traits, satisfaction, and loyalty among visitors attending food events and festivals. International Journal of Hospitality Management, 29, 216-226. LinkKrause, R. W. (2014). Aspectos determinantes na percepção da qualidade dos serviços na experiência gastronômica turística. Caderno Virtual de Turismo, 14(1), 19-33. LinkLai, I. K. W. (2015). The Roles of value, satisfaction, and commitment in the effect of service quality on customer loyalty in Hong Kong–style tea restaurants. Cornell Hospitality Quarterly, 56(1), 118-138. LinkLima, R. S., Neto, J. A. F., & Farias, R. C. P. (2015). Alimentação, comida e cultura: o exercício da comensalidade. Demetra, 10(3), 507-522. LinkLópez-Guzmán, T., & Sánchez-Cañizares, S. (2015). Culinary tourism in Córdoba (Spain). British Food Journal, 114(2), 168-179. LinkMarconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas.Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas.Marchioli, G. F. (2017). Memória e gastronomia: agricultura orgânica e afetiva. Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade de Brasília, Brasil. LinkMatthes, D., & Checcucci M. (2018). Território, campesinato e tradição: a cuca (kuchen) como elemento emblemático da alimentação no Médio Vale do Itajaí e sua relação com o desenvolvimento local. Revista Prâksis, 15(1), 81-104. LinkMaturana, V. (2010). Reflexões acerca da relação entre a alimentação e o homem. Revista IGT, 7(12), 176-219. LinkMintz, S. W. (2001). Comida e antropologia: uma breve revisão. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 16(47), 31-41. LinkNardin, C. R. (2015). Gostos, aromas e sabores: memórias e turismo gastronômico em Bento Gonçalves. Dissertação, Mestrado em História, Universidade de Caxias do Sul, Brasil. LinkPacheco, L. (2018). An analysis of online reviews of upscale Iberian restaurants. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 32, 38-53. LinkPeccini, R. (2010). História e cultura da alimentação: a Galeteria Peccini e o patrimônio de Caxias do Sul (1950-1970). Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Brasil. LinkPesonen, J., Komppula, R., Kronenberg, C., & Peters, M. (2011). Understanding the relationship between push and pull motivations in rural tourism. Tourism Review, 66(3), 32-49. LinkReinhardt, J. C. (2006). O pão nosso de cada dia: memória imigrante e o pão das gerações curitibanas. Estudos Ibero-Americanos, 32(2), 133-153. LinkRibeiro, R. C., Marques, R. C., & Flores Filho, E. G. J. (2016). A criatividade dos chefes de cozinha e o consumo moderno da gastronomia. Demetra, 11(2), 265-274. LinkSampieri, R. H., Collado, F. C., & Lucio, M. D. P. (2013). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso.Santos, C. R. A. (2005). A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa. História: Questões & Debates, 42(1), 11-31. LinkSilva, M. C. G. (2013). Mistura, identidade e memória na alimentação de imigrantes brasileiros em Barcelona. Habitus, 11(1), 65-76. LinkSternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.Torres-Rodríguez, R., Álvarez-Ojeda, V., & Véléz-Cedeño, J. (2017). La gastronomía como atractivo turístico. Retos Turísticos, 16(1). 1-10. LinkWirtz, D., Kruger, J., Scollon, C. N., & Dieneret, E. (2003). What to do on spring break? The role of predicted, on-line, and remembered experience in future choice. Psychological Science, 14(5), 520-524. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 10 AGO 20 Aceito: 22 JUL 21