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Pandemia Covid-19: Desafios ao Turismo Social / Covid-19 Pandemic: Challenges Social Tourism
 
     Pandemia Covid-19: Desafios ao Turismo Social / Covid-19 Pandemic: Challenges Social Tourism
     
     


Autor(es):
Neves, Larissa Tatiane Moraes
Graciano, Pollyanna Fraga


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Especial Covid-19 [2021]

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Turismo Social; Social Tourism; Covid-19; Serviço Social do Comércio [SESC]; Brasil; Brazil.


Resumo: RESUMOO Turismo Social [TS] ambiciona um maior acesso das atividades turísticas para toda a população, mas tais desafios foram potencializados no contexto pandêmico. A crise sanitária e econômica oriunda da pandemia da Covid-19 e as ações para mitigar os impactos do vírus interferiram nas rotinas do setor turístico. O presente artigo objetivou analisar os desafios do turismo social no Brasil, decorrente das implicações da pandemia da Covid-19. Adotando como recorte as Administrações Regionais do Serviço Social do Comércio [Sesc] em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, realizou-se pesquisa qualitativa descritiva e explicativa, coletando dados através da pesquisa documental, entrevista semiestruturada e questionários abertos, sendo os dados foram analisados pela Análise do Conteúdo de Bardin (2016). Observaram-se discrepâncias no processo de gerenciamento de crises entre os estados, destacando a ocorrência de ações virtuais para promover a interação com o público e manutenção dos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade social inerente ao segmento.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo Social; Covid-19; Serviço Social do Comércio [SESC]; Brasil. ABSTRACTSocial Tourism [TS] aims for greater access to tourist activities for the entire population, but these challenges were enhanced in the pandemic context. The health and economic crisis arising from Covid-19 pandemic brought several impacts on tourism, as actions to mitigate the virus impacts interfered with routines of tourism sector. The present article purposed analyzes the challenges of Brazil's social tourism due to the implications of Covid-19 pandemic. Adopting the Serviço Social do Comércio [Sesc] Regional Administrations in Alagoas, Pernambuco, Paraíba and Rio Grande do Norte as a cut, a descriptive and explanatory qualitative research was carried out, collecting data through documentary research, semi-structured interviews and open questionnaires. The data were analyzed by Content Analysis by Bardin (2016). Discrepancies were observed in the crisis's management between the states, highlighting the occurrence of virtual actions to promote interaction with their public and conservation of sustainability aspects and social responsibility inherent to the segment.KEYWORDSTourism; Social Tourism; Covid-19; Serviço Social do Comércio [SESC]; Brazil. AUTORIALarissa Tatiane Moraes Neves – Bacharela em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6843642934274301 E-mail: larissatmneves@gmail.comPollyanna Fraga Graciano – Mestra. Analista no Serviço Social do Comércio - SESC-PE, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6736-7961  E-mail: lyafraga@gmail.com REFERÊNCIASAlmeida, M. (2016). Turismo social: reflexões e práticas no Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 26, 141-154. LinkAndirin, C., Moital, M., & Cardoso, C. P. (2017). Falhas no serviço como crises organizacionais no turismo de negócios: origens e estratégias operacionais percebidas pelos profissionais de eventos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(3), 480-502. LinkBardin, L. (2016). Análise do Conteúdo. Lisboa: 70.Bell, J. (2008). Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Artmed.Brasil. (2015). Lei Nº 11.771, de 17 de setembro de 2008. 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