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Marca Gastronômica de Cidades: Evidências da Sua Relação com o Turismo a Partir de uma Revisão Sistemática da Literatura / Gastronomic Brand of Cities: Evidence of its Relationship with Tourism from a Systematic Literature Review
 
     Marca Gastronômica de Cidades: Evidências da Sua Relação com o Turismo a Partir de uma Revisão Sistemática da Literatura / Gastronomic Brand of Cities: Evidence of its Relationship with Tourism from a Systematic Literature Review
     
     


Autor(es):
Koerich, Guilherme Henrique
Perassi Luiz de Sousa, Richard


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais e Aplicadas; Turismo; Turismo; Tourism; Gastronomia; Gastronomy; Marca; Brand; Cidade; City; Análise Bibliométrica; Bibliometric Analysis.


Resumo: RESUMOMarca é um construto multidimensional, composta por sinais e símbolos físicos [tangíveis], mentais e emocionais [intangíveis], que identificam, distinguem e representam bens, serviços e produtos. Uma cidade é composta por diferentes bens. Situamos como escopo desta pesquisa a gastronomia da localidade, como bem material e imaterial de marca. O posicionamento da gastronomia como marca de uma cidade, faz emergir o desejo de visitantes em conhecer, reconhecer e degustar seus bens, que posiciona a cidade como destino turístico. Este artigo objetiva identificar conceitos e considerações acerca da marca gastronômica de cidades, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram identificados 154 artigos e 78 teses e dissertações, que após um processo de aplicação de critérios de elegibilidade foram submetidos a análises bibliométricas e de conteúdo. Os resultados indicam que o tema é recente na literatura. No tocante ao conteúdo, as publicações correlacionam os benefícios da marca gastronômica de cidade com o desenvolvimento de destinos de atividades turísticas.PALAVRAS-CHAVETurismo; Gastronomia; Marca; Análise Bibliométrica. ABSTRACTBrand is a multidimensional construct, composed of physical [tangible], mental and emotional [intangible] signs and symbols, which identify, distinguish and represent assets, services and products. A city is made up of different assets. We place the gastronomy of the locality as the scope of this research, as a material and immaterial brand property. The positioning of gastronomy as a brand of a city, gives rise to the desire of visitors to know, recognize and taste its assets, which positions the city in a tourist destination. This article lens to identify concepts and considerations about the gastronomic brand of cities, through a systematic review of the literature. 154 articles and 78 theses and dissertations were identified, which after a process of applying eligibility criteria were submitted to bibliometric and content analysis. The results indicate that the topic is recent in the literature. Regarding the content, the publications correlate the benefits of the gastronomic brand of the city with the development of destinations for tourist activities.KEYWORDSTourism; Gastronomy; Brand; Bibliometric Analysis. AUTORIAGuilherme Henrique Koerich – Mestre. Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3613167808515521. E-mail: guilherme.koerich1@gmail.comRichard Perassi Luiz de Sousa – Doutor. Professor na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0396579652444165 E-mail: richard.perassi@uol.com.br REFERÊNCIASAaker, D. A. (1996). Building Strongbrands. NewYork: FreePress.Ama. (2014). American Marketing Association. LinkAshton, C. (2011). Peking duck as a museum spectacle: staging local heritage for Olympic tourism. Journal of Tourism and Cultural Change, 10(2), 150-166. LinkAraújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11-32. LinkAskegaard, S., & Kjeldgaard, D. (2007). Here, there, and everywhere: place branding and gastronomical globalization in a macromarketing perspective. Journal of Macromarketing, 27(2), 138-147. LinkBardin, L. (2006). Análise de Conteúdo. 2. ed. Lisboa: 70.Bekier-Jaworska, E., & Bochenek, M. (2014). Brand products of regional cuisine in the promotion of tourism in Roztocze. Polish Journal of Sport and Tourism, 21(4), 263-267. LinkBrito, L. M., & Botelho, D. (2018). 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