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Dimensões que influenciam a percepção dos turistas sobre Destinos Turísticos Inteligentes
 
     Dimensões que influenciam a percepção dos turistas sobre Destinos Turísticos Inteligentes
     Dimensions impacting tourists’ perception of Smart Tourism Destinations
     Dimensiones que influyen en la percepción de los turistas sobre los Destinos Turísticos Inteligentes


Autor(es):
Mendes Filho, Luiz
Mayer , Verônica Feder
Corrêa, Cynthia Harumy Watanabe


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2332

Palavras-chave:
Destino Turístico Inteligente; Tecnologia; Inovação; Sustentabilidade; Acessibilidade.


Resumo: Um Destino Turístico Inteligente (DTI) tem como foco melhorar a experiência do turista, facilitada pela integração e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas cidades. O objetivo desse estudo foi investigar como a percepção dos turistas sobre o “grau de inteligência” de um destino pode ser influenciada pelas dimensões de DTI definidas pela literatura: Sustentabilidade, Acessibilidade, Tecnologia e Inovação. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 303 turistas em visita às cidades de Natal, Rio de Janeiro e São Paulo. Pela Análise de Regressão Linear Múltipla, verificou-se que indicadores das dimensões Inovação e Sustentabilidade influenciaram a variável dependente DTI. Os indicadores com mais influência sobre DTI na percepção dos turistas foram: “Novas tecnologias utilizadas pelas empresas do setor turístico”, “Projetos de inovação para melhoria de produtos e serviços turísticos”, e “Planejamento urbanístico da cidade”. Houve também correlações significativas, porém, baixas, entre variáveis de Tecnologia e Acessibilidade com DTI. Conclui-se que as dimensões mais percebidas pelos turistas são aquelas com maior potencial de retorno rápido e menos risco para os destinos, aumentando a competitividade, devendo receber atenção especial de gestores públicos e privados.