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A confiança dos consumidores do turismo online no comércio social: um estudo realizado no Brasil e no Uruguai
 
     A confiança dos consumidores do turismo online no comércio social: um estudo realizado no Brasil e no Uruguai
     Online tourism consumers trust in social commerce: a cross-country study in Brazil and Uruguay
     La confianza de los consumidores de turismo online en el comercio social: un estudio realizado en Brasil y Uruguay


Autor(es):
Maia, Cláudia Rodrigues
Lunardi, Guilherme Lerch
Budiño , Gabriel
Pereira, Melise de Lima


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2350

Palavras-chave:
Comércio Social; Turismo online; Confiança; Intenção de compra; Estudo cross-country.


Resumo: Este estudo analisa a influência da reputação da marca, da qualidade da informação do site e a presença de comentários, avaliações e recomendações típicos do comércio social, na confiança e intenção de compra dos consumidores brasileiros e uruguaios de agências de turismo online. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa survey aplicada a 249 brasileiros e uruguaios que afirmaram fazer uso de sites de viagens e turismo regularmente. Os resultados apontam a reputação da agência como principal preditor da confiança em ambos os países, e esta influenciando fortemente a intenção de compra dos consumidores. Os resultados também sugerem que tanto as recomendações online quanto a qualidade da informação do site são importantes antecedentes da confiança, não havendo diferenças significativas quanto ao comportamento de compra dos consumidores analisados. O estudo aponta para a presença de uma cultura latino-americana superior à cultura nacional de brasileiros e uruguaios quanto ao turismo online. As descobertas aqui obtidas trazem contribuições teóricas e gerenciais que podem auxiliar pesquisadores e profissionais das áreas de Turismo, Marketing e Tecnologia da Informação interessados em empresas que atuam em mais de um país ou com consumidores de diferentes culturas nacionais, seja elaborando estratégias mercadológicas ou aprimorando suas plataformas.