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A escolha de destinos turísticos por pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia: motivações, facilitadores e inibidores da escolha
 
     A escolha de destinos turísticos por pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia: motivações, facilitadores e inibidores da escolha
     Tourist destinations choice by visually impaired who owns a guide dog: motivations, facilitators and inhibitors of choice
     La elección de los destinos turísticos por el turista com discapacidad visual que utiliza um perro guia: motivaciones, facilitadores e inhibidores de elección


Autor(es):
Delmanto, Aline
Strehlau, Vivian Yara


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2359

Palavras-chave:
Comportamento do consumidor; Escolha de destino turístico; Deficiente visual; Cão-guia.


Resumo: A produção científica relacionada às práticas turísticas dos consumidores com deficiência ainda é incipiente e, quando existente, privilegia os cadeirantes. Buscando diminuir essa lacuna, este estudo analisa o turismo sob a ótica do um agente peculiar: o turista com deficiência visual usuário de cão-guia. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa de amostragem não-probabilística, com entrevistas em profundidade, para entender os fatores determinantes da escolha de um destino quando esse indivíduo viaja a lazer. A partir das narrativas dos respondentes, analisou-se a aceitação da deficiência, inibidores e facilitadores do consumo turístico, motivadores do consumo turístico e aspectos relacionados à informação e comunicação do destino. Os resultados apontam que os entrevistados se sentem seguros durante a viagem, porque têm a companhia do animal, elemento de suporte que dá independência e autonomia.  A acessibilidade física não é um fator importante para a escolha do destino, sendo o cão-guia aquele que influencia o processo. Os critérios de seleção diferem na presença ou ausência do animal. A informação é crucial porque o planejamento da viagem é minucioso.  A indicação de terceiros, principalmente aqueles que viajam com os animais, tem influência na construção da imagem do destino.